É verdade, estamos no zénite - e a verdade é que é o ponto mais alto das redondezas - e agora todos podem ir lá. Porque antes este Zenith era "apenas" a piscina do hotel. Foi em Maio, aquando da organização da festa Miss Sixtie in the Sky, que a produtora WeLove Events percebeu as potencialidades do espaço. Que iam muito além da piscina com bar de apoio (bebidas e gelados) para clientes do Ipanema Park. Vai daí que propôs uma parceria com o hotel para transformar a piscina no ponto mais brilhante do firmamento portuense. E a 3 de Julho o último andar do hotel transformou-se no lounge que quer ser o fim de tarde e (ou) início da noite mais exclusivo da cidade. "É um espaço para o after-work", explica Grace Kelly Pinto, uma das responsáveis pelo espaço, "e para fazer horas antes de sair à noite" - e aqui sair à noite tem o sentido do pós-duas-da-manhã, hora a que o Zenith fecha as portas.
Fecha as portas mas nunca se encerra na realidade. Aqui, o céu é o limite - é o tecto. O azul que se transforma em negro iluminado por milhares de estrelas, passando pela transfiguração laranja dos pores do sol que são um dos cartões-de-visita mais apetecíveis. E pode ser desfrutado directamente junto aos janelões que cobrem quase três quartos do terraço, em mesas altas, mais afastado, nos sofás & mesas que formam ilhas, ou em pouffs e espreguiçadeiras que rodeiam a piscina (e são retirados a partir de uma certa hora) ou - e deixámos para o fim o que para muitos será a primeira opção - de dentro da piscina (que é do hotel e, agora, também dos clientes do Zenith - há toalhas para emprestar e casas de banho que podem fazer as vezes de balneário).
Sim, facilmente nos imaginamos dentro da piscina, cocktail na mão - quem sabe um dos mojitos Zenith, com melancia - a deixar o dia despedir-se e a noite a chegar. Estamos com um sumo de laranja, sentados à beira da piscina, olhos a perscrutarem a paisagem: há um marulhar ligeiro da água onde alguém se banha e há a música non-stop que já começa a impor-se. A ponte da Arrábida parece caótica neste final de tarde vista daqui e também outra realidade - no Zenith "estamos" num resort longínquo e na cidade de todos os dias, se calhar é um sinal de cosmopolitismo.
E se pôr do sol existe todos os dias - daqui visto na Foz, que é como quem diz, verdadeiramente no encontro do Douro com o Atlântico - nem sempre é de festa. Excepto se for no Zenith. Os sunset são rituais - mais ou menos elaborados. As verdadeiras festas são à sexta-feira e ao fim-de-semana e haverá um outro dia (qual ainda não está decidido) com uma sunset dinner party: a partir das 20h00 há cocktails, seguidos de jantar que culmina com festa. Nos outros dias, há pôr do sol, piscina, bebidas e música, sempre. A ideia não é tanto um pôr do sol contemplativo, a ideia é pôr toda a gente a dançar. E dançar noite dentro. Cada dia ao som de estilos diferentes: anos 80, funk, bossa nova, reggae, world e house. Tudo depende da hora, do estado de espírito e dos DJ - e à noite e nos pores do sol festivos e noites haverá sempre DJ "nacional de referência". No resto do tempo, a música andará no ar, venha ela do leitor de CD ou de músicos, porque aqui também acontecem concertos.
- Nome
- Zenith Lounge
- Local
- Porto, Porto, R. de Serralves, 124 - HF Ipanema Park, Piso 15
- Telefone
- 226075059
- Horarios
- Terça a Domingo das 16:00 às 02:00
- Website
- http://www.welove.com.pt