Fugas - restaurantes e bares

Adriano Miranda

Continuação: página 2 de 3

E o mar aqui tão perto

Obras em casa

Os sócios do Uluwatu já procuravam há algum tempo um espaço à beira-mar, quando surgiu a hipótese da Praia da Meia Laranja. O acordo só foi fechado em Maio, pelo que houve que trabalhar em contra-relógio para ainda se aproveitar uma boa parte do Verão de 2010. "Quando chegámos aqui, isto era só areia. Não havia esgotos, electricidade nem água. Houve que trabalhar quase dia e noite para abrirmos a 24 de Junho", revela Paulo Leonardo. No entanto, a estrutura actual é apenas o prólogo do Uluwatu, que vai encerrar para obras no final de Outubro, quando as temperaturas já estiverem bastante baixas. A esplanada vai manter-se, continuando a ser o prato principal durante os dias de calor, mas a animação nocturna vai migrar para uma construção com mais condições, a ser erguida nas traseiras de onde hoje se situa a cabine do DJ. A partir de Abril de 2010, data prevista para a reabertura, vai haver mais conforto e boas condições para concertos, até porque a área disponível vai duplicar. "A nossa ideia é fazer algo como era o Sasha Beach, na Praia da Rocha, com festas todos os dias. Queremos trazer um bocadinho do Algarve para cá", antevê Gonçalo Pontes. Naturalmente, a estrutura a ser construída vai estar mais elevada do que a actual, ficando protegida das marés vivas. O investimento é estimado em 300 mil euros.

Os sócios do Uluwatu não escondem que pretendem conquistar novos públicos das redondezas, até porque a marginal de Leça da Palmeira se tornou numa zona residencial de prestígio. No próximo ano, umas das ideias em cima da mesa é a instalação de cacifos, para que, depois de uma tarde de trabalho, os clientes habituais possam vestir os calções ou o biquini e apanhar os últimos raios de sol. O cardápio de bebidas já está estabilizado: as especialidades são as caipirinhas, mojitos, sangria, água de coco e sumos naturais. As amêijoas (seis euros a dose) são outra das apostas para os finais de tarde. Para lá da cafetaria, há refeições rápidas: baguetes, saladas e pregos.

Referências

Em frente ao McDonald''s
Percorrendo a marginal de Leça, de carro ou a pé, só conseguimos ver a cobertura do Uluwatu, em forma de tenda. A situação é mais ou menos comum aos outros bares, mas não deixa de ser um problema em termos de visibilidade. "Muitas pessoas amigas passam aqui e dizem que não viram o bar. Pensamos colocar aqui um spot, ou seja, uma luz tipo farol que sirva de referência", adianta Paulo Leonardo. Por ora, a maior referência é mesmo o restaurante McDonald''s, que se situa em frente do Uluwatu, do outro lado da Avenida da Liberdade. Não há como enganar.

Bola a rolar
Os detentores das concessões de bares e apoios de praia têm a obrigação contratual de zelar pela manutenção, limpeza e segurança da própria praia, para lá do seu "cantinho". Por isso, o aluguer das barracas do areal da Meia Laranja é feito no Uluwatu, que também tem a seu cargo o campo de voleibol de praia contíguo. Para rentabilizar esse espaço, está programado um torneio de voleibol e futvólei, que se deve prolongar por 24 horas. Está prevista a participação de alguns futebolistas profissionais no evento.

Nome
Uluwatu
Local
Matosinhos, Leça da Palmeira, Aveida da Liberdade - Praia da Meia Laranja
Telefone
913081327
Horarios
Todos os dias das 09:00 às 03:00
--%>