Fugas - restaurantes e bares

  • Miriam Lago
  • Miriam Lago

Continuação: página 2 de 2

Um café abençoado pela Sé

A ementa de propostas é feita à base de itens leves, composta de saladas e sumos naturais mas também com alguns elementos mais substanciais. "Depois de comer um dos nossos hambúrgueres, duvido que alguém consiga comer uma fatia do nosso bolo de chocolate", garante Tiago; "mas há quem consiga", apressa-se logo a desafiar. Embora seja a Nana, japonesa, quem tem mais dotes para a cozinha, a ementa é mesmo de índole europeia e mediterrânea.

Mas nem só de ambiente e ementas se fará o Cruzes Credo - há também planos para albergar eventos vários, incluindo exposições, concertos ou noite animadas por DJ, mas tudo dependendo do "andamento". Realce-se a mais-valia do horário, até pela segurança local, com a garantia de haver refúgio até às duas da manhã.

Entretanto, a velha Sé há-de continuar a receber sangue novo. Aliás, o Cruzes Credo já espera um "irmão" para a Primavera/Verão: um café-restaurante, mesmo ao lado, mais focado numa "comida elaborada", com chefe e carta baseada na cozinha portuguesa mas "bem trabalhada". O conceito será similar, dentro do espírito de abertura café-restaurante: "Se a pessoa quiser comer come, se quiser sentar-se só para uma bebida também pode". Sem sombra de pecado nem obrigações à vista.

Sé-Alfama em alta

Passo a passo, os labirintos Sé-Alfama andam a ganhar vida nova, criando um bloco alternativo ao extenuado Bairro Alto, ao mesmo tempo que mantém clássicos de gabarito. Só pela aprazível e dinâmica rua do Cruzes Credo e sua continuação (Rua São João da Praça), pode ir-se saltitando entre locais tão aconselháveis como o Pois Café (salão de bem-estar cosmopolita e de ascendência austríaca), o respeitável Clube do Fado ou o centenário Lusitano Clube (associação que à terça tem bailes de culto com a Roda de Choro), a amigável cervejaria & restaurante Amigo António ou as fusões do restaurante Viagem de Sabores. Num cotovelo, o sushi, vinhos e DJing do Sushi LLOut/Ultima Sé Bar (Tv. Almargem, 1). Do outro lado da Sé, o espaço café-loja & costura Le Jardin (R. do Barão, 31). Um pouco mais para a frente, a rua serpenteia até ao Kuta Bar (Travessa do Chafariz d''El-Rei, 8). E ainda pelas redondezas a amigável taberna cultural Tejo Bar (Beco do Vigário, 1) ou, já resvés Baixa, o renovado e animado Aguarela (Beco do Arco do Escuro, n.º1) - quase em frente ao colectivo cultural Bacalhoeiro. Alfama dentro, sugere-se a recente "taberna atípica", que serve de bar, taberna e restaurante SuperCaliFragilistic (Remédios, 98, na foto). Já à beira do Panteão/Feira da Ladra, o pequeno mas dinâmico Arcaz Velho (Calçada do Forte, 56). E, entre tudo isto, claro, toda a Alfama fadista. Em termos de grandes espaços, destaque-se que fica por aqui perto o Clube Ferroviário (R. Santa Apolónia, 59), nova estrela das noites alfacinhas.

(Agosto 2010)

Nome
Cruzes Credo Café
Local
Lisboa, Pena, Rua Cruzes da Sé, 29
Telefone
218822296
Horarios
Todos os dias das 08:00 às 02:00
--%>