A ementa de propostas é feita à base de itens leves, composta de saladas e sumos naturais mas também com alguns elementos mais substanciais. "Depois de comer um dos nossos hambúrgueres, duvido que alguém consiga comer uma fatia do nosso bolo de chocolate", garante Tiago; "mas há quem consiga", apressa-se logo a desafiar. Embora seja a Nana, japonesa, quem tem mais dotes para a cozinha, a ementa é mesmo de índole europeia e mediterrânea.
Mas nem só de ambiente e ementas se fará o Cruzes Credo - há também planos para albergar eventos vários, incluindo exposições, concertos ou noite animadas por DJ, mas tudo dependendo do "andamento". Realce-se a mais-valia do horário, até pela segurança local, com a garantia de haver refúgio até às duas da manhã.
Entretanto, a velha Sé há-de continuar a receber sangue novo. Aliás, o Cruzes Credo já espera um "irmão" para a Primavera/Verão: um café-restaurante, mesmo ao lado, mais focado numa "comida elaborada", com chefe e carta baseada na cozinha portuguesa mas "bem trabalhada". O conceito será similar, dentro do espírito de abertura café-restaurante: "Se a pessoa quiser comer come, se quiser sentar-se só para uma bebida também pode". Sem sombra de pecado nem obrigações à vista.
Sé-Alfama em alta
Passo a passo, os labirintos Sé-Alfama andam a ganhar vida nova, criando um bloco alternativo ao extenuado Bairro Alto, ao mesmo tempo que mantém clássicos de gabarito. Só pela aprazível e dinâmica rua do Cruzes Credo e sua continuação (Rua São João da Praça), pode ir-se saltitando entre locais tão aconselháveis como o Pois Café (salão de bem-estar cosmopolita e de ascendência austríaca), o respeitável Clube do Fado ou o centenário Lusitano Clube (associação que à terça tem bailes de culto com a Roda de Choro), a amigável cervejaria & restaurante Amigo António ou as fusões do restaurante Viagem de Sabores. Num cotovelo, o sushi, vinhos e DJing do Sushi LLOut/Ultima Sé Bar (Tv. Almargem, 1). Do outro lado da Sé, o espaço café-loja & costura Le Jardin (R. do Barão, 31). Um pouco mais para a frente, a rua serpenteia até ao Kuta Bar (Travessa do Chafariz d''El-Rei, 8). E ainda pelas redondezas a amigável taberna cultural Tejo Bar (Beco do Vigário, 1) ou, já resvés Baixa, o renovado e animado Aguarela (Beco do Arco do Escuro, n.º1) - quase em frente ao colectivo cultural Bacalhoeiro. Alfama dentro, sugere-se a recente "taberna atípica", que serve de bar, taberna e restaurante SuperCaliFragilistic (Remédios, 98, na foto). Já à beira do Panteão/Feira da Ladra, o pequeno mas dinâmico Arcaz Velho (Calçada do Forte, 56). E, entre tudo isto, claro, toda a Alfama fadista. Em termos de grandes espaços, destaque-se que fica por aqui perto o Clube Ferroviário (R. Santa Apolónia, 59), nova estrela das noites alfacinhas.
(Agosto 2010)
- Nome
- Cruzes Credo Café
- Local
- Lisboa, Pena, Rua Cruzes da Sé, 29
- Telefone
- 218822296
- Horarios
- Todos os dias das 08:00 às 02:00