"Não é um restaurante normal, mas um refeitório para os sócios. Quem não o for pode vir experimentar, mas para o frequentar regularmente tem de se inscrever como sócio", explica António Cardoso, 80 anos, vice-presidente da SPN. Professor reformado de Física e Química do ensino secundário, vegetariano desde os 17 anos e sócio da SPN desde esse momento, António Cardoso ainda conheceu alguns fundadores da sociedade e assistiu à inauguração do restaurante.
"Naquele tempo, as pessoas riam-se e troçavam com os vegetarianos, que eram vistos como uns excêntricos", recorda. "Não havia restaurantes e a única solução era comer em casa. As coisas mudaram muito nos últimos 30 anos." Em regime de concessão, o refeitório serve uma média de 50 refeições diárias, de "dieta vegetariana, com arroz integral e sem produtos ovo lácteos", explica. Está aberto todo o ano, ao almoço, com excepção de três a quatro semanas, no Verão, para férias.
Dos três milhares de sócios inscritos na SPN, só aproximadamente 300 pagam as suas quotas (22 euros por ano). Além das receitas do restaurante, é esta a principal fonte de receita da instituição, que promove outras actividades abertas a sócios e não sócios (ioga, chi kung, palestras, jantares temáticos, etc.).
Quem frequenta o refeitório? "São pessoas com origem social diversificada, reflectindo a própria pluralidade da SPN", explica António Cardoso. "Grande parte são pessoas com formação superior, mas há também muitos jovens."
(Julho 2010)
- Nome
- Sociedade Portuguesa de Naturologia
- Local
- Lisboa, Encarnação, Rua do Alecrim, 38 (3 Piso)
- Telefone
- 213463335
- Horarios
- Segunda a Sexta das 12:00 às 14:30
- Website
- http://www.spn.eco-gaia.net
- Cozinha
- Vegetariana
- Espaço para fumadores
- Não