Fugas - restaurantes e bares

Rui Gaudêncio

Há um bar de seda neste secreto jardim lisboeta

Por Mara Gonçalves ,

A aragem alta faz chover pequenas flores e folhagem que vão enfeitando cabelos e mesas, mas neste pequeno jardim nas costas da Rua da Escola Politécnica, em Lisboa, está-se duplamente abrigado: o vento esbarra no muro de canas, o sol abrasador é filtrado pelo tecto de folhas que se vão sobrepondo em camadas até mal se descortinar o céu azul (se a noite for fria há, no entanto, dois aquecedores de esplanada). Até custa a acreditar que estamos a dois passos da azáfama do Rato, mas neste refúgio só se ouve o chilrear dos pássaros por entre a música ambiente.

O recanto mais bem guardado do restaurante Lisboa na Rota das Sedas tem agora o destaque merecido: o Chillbar abriu em soft opening no dia 12 e tem inauguração oficial prometida para 3 de Julho. Com um ar de secret garden — íntimo e reconfortante graças às árvores frondosas envolventes —, este bar gastronómico quer ser uma alternativa relaxante para o final de tarde, início de noite (aberto apenas das 18h às 24h). E se a atmosfera só por si não desentorpecer músculos e mente, a decoração procurará tratar disso. É que o branco pinta suavemente pufes, mesas, cadeiras e cadeirões de verga com fofas almofadas, há duas espreguiçadeiras que lembram tapetes voadores, uma cama com dossel de bambu. Dos troncos, que se cruzam aqui e ali, debruçam-se pequenas lanternas de papel colorido: roxo, laranja, rosa, verde, azul-turquesa. O mote é de “chill out absoluto”, garante Nuno Nobre, um dos responsáveis pelo novo espaço (juntamente com Paulo Silva).

Com várias salas interiores e um amplo terraço, o jardim deste restaurante localizado no primeiro andar de uma antiga fiação de sedas acabou um tanto esquecido. “Já tinha este ambiente de pufes e cama, só que era usado para os empregados terem as suas refeições e para as crianças virem brincar durante o brunch”, conta Nuno Nobre. Agora é possível “vir a um bar gastronómico sem ir ao restaurante” (o Chillbar também tem acesso directo pelo parque de estacionamento vizinho) ou fazer dois-em-um: aproveitar o final de tarde no jardim, subir para jantar e voltar a descer para inicar a noite no bar. 

Da ementa do Lisboa na Rota das Sedas, desde Outubro totalmente inspirada na capital portuguesa, vieram alguns petiscos “já clássicos da casa”, como os peixinhos da horta, os pastéis de massa tenra, as pataniscas de bacalhau e os ovos verdes. Com a nova carta (criada mais uma vez com consultoria do chef Nuno Diniz, da Escola de Hotelaria de Lisboa, e estreada no dia de abertura do Chillbar), entraram as saladas de polvo e de ovas de bacalhau, os carapaus de escabeche com laranja e os pipis. Segundo o chef residente, Carlos Teixeira, em breve chegam ainda a Salada da Praça, feita com “produtos da época comprados ao sábado no mercado do Príncipe Real”, e uma sande exclusiva do Chillbar, com barriga de porco fatiada, molho barbecue caseiro, alface e picles de pepino cornichon. Para acompanhar tanto petisco lisboeta, há vinho a copo e uma forte aposta no gin. “Vamos ter dez marcas e depois o conceito de criar gins personalizados pelo nosso barman David, em que o cliente monta a sua bebida, com frutas ou aromáticos”, avança Nuno Nobre.

A ideia é “acompanhar a maré” que revitalizou esta zona da cidade de bares e esplanadas, mas “fazendo diferente”. Aqui, por exemplo, “nunca vai haver música comercial nem ambiente de discoteca” e com a maioria das bebidas vem “uma goma, um morango ou uma cereja, para associar sempre a bebida a um canapé”. Haverá ainda uma forte aposta nos eventos temáticos: concertos, gatherings coorporativos e activação de marcas e de produtos gastronómicos, com showcookings, workshops, degustações e provas de vinho, de azeite, de gin ou de cervejas artesanais, entre outros. Enquanto a bola rolar no Brasil, há transmissão do Mundial em tela gigante, com animação especial nos jogos da selecção (o bar vai abrir sempre que Portugal jogar, mesmo que calhe nos dias habituais de folga, domingo e segunda, como acontece amanhã).

Nome
Chillbar – Lisboa na Rota das Sedas
Local
Lisboa, São Mamede, Rua da Escola Politécnica, 231
Telefone
962922466
Horarios
Terça a Sexta das 18:00 às 00:00
Website
http://www.rotadassedas.com/
Observações
Dispõe de esplanada. Estacionamento fácil.
--%>