Fugas - restaurantes e bares

DR

O requinte e sofisticação da alta cozinha

Por José Augusto Moreira ,

Descontando o formalismo da exigência de casaco ou gravata (que, felizmente, parece não ser levado muito a sério pela clientela), o Il Gallo D'Oro é certamente o restaurante mais recomendável da Madeira.
Desde logo por se tratar do primeiro e único a receber a ambicionada estrela do famoso guia Michelin, o que equivale uma cozinha da mais alta qualidade, mas também pela privilegiadíssima localização. O amplo e luminoso salão é uma janela sobre o mar, que se avista sem limites por sobre as árvores do jardim tropical do hotel, mas verdadeiramente única é a esplanada com o mesmo enquadramento que, por razões óbvias, é a preferida da clientela. O privilégio torna-se ainda maior tratando-se de um jantar ao cair do sol.

Mas muito mais do que o ambiente, é a requintada cozinha que faz da visita uma experiência única e altamente gratificante. Na memória da Fugas ficam os sabores frescos da salada de lavagante com espargos verdes, ou a envolvência do carré de borrego assado com moussaka de legumes. A lista é variada e predominam os peixes do Atlântico e outros produtos frescos, alguns exclusivos da Madeira, que diariamente chegam de produtores locais ou do mercado do Funchal.

Benoît Sinthon é o responsável pela cozinha e por ter, finalmente, colocado a Madeira no roteiro gastronómico internacional. Antes de chegar à Madeira, já lá vão 15 anos, passou por prestigiados hotéis e restaurantes, principalmente na França, seu país natal. O casamento com uma madeirense acabou por fixá-lo na ilha atlântica, onde pratica uma cozinha que identifica como de inspiração mediterrânica, com requintes italianos e muitos dos produtos (e algumas tradições) locais. "Estamos numa ilha, por isso satisfazemos a escolha de pratos de peixe e mariscos, alguns importados diariamente.

Associamos legumes e ervas aromáticas, preferencialmente cultivados na ilha, e o excelente azeite nacional", disse Benoît ao PÚBLICO quando foi conhecida a distinção do famoso guia. O resultado é uma cozinha criativa e requintada, em que a frescura e equilíbrio dos sabores têm o principal protagonismo.

Num ambiente de serviço e qualidade irrepreensíveis, o único reparo vai para a lista de vinhos que, com a excepção dos Madeira, se mostra um pouco curta, atendendo ao nível da casa. Mesmo assim, nos tintos é possível encontrar uma opção adequada entre os Douro e Alentejo, mas já o mesmo não se pode dizer em relação aos brancos. Muito poucos e, entre os verdes, apenas um Alvarinho (histórico mas já em desuso, principalmente tendo em conta a qualidade e variedade de pratos de peixe que são oferecidos).

Além do Il Gallo D'Oro, o chefe está também à frente da cozinha do restaurante do hotel da Casa Velha do Palheiro (só jantares), lugar igualmente muito recomendável e de ambiente selecto. No caso da sala do Cliff Bay, o sucesso é absoluto e a clientela que diariamente ocupa as mesas acaba por ser maioritariamente de fora dos clientes do hotel.

O PÚBLICO viajou a convite do The Cliff Bay

Nome
Il Gallo D´Oro
Local
Funchal, Sé, Estrada Monumental, 147 (Hotel The Cliff Bay)
Telefone
291707700
Horarios
Todos os dias das 08:00 às 10:30 e das 19:00 às 22:00
Website
http://www.portobay.com
Preço
52€
Cozinha
Autor
Observações
Uma estrela do Guia Michelin.
Espaço para fumadores
Sim
--%>