Fugas - restaurantes e bares

  • Miguel Manso
  • Miguel Manso

O Tejo a seus pés

Por Luís J. Santos ,

Aplicada praticamente em cima do rio, fica entre as traseiras do Museu de Arte Popular, revés Padrão dos Descobrimentos, e o hotel Altis Belém, vizinho cinco estrelas. Uma protegida esplanada, abençoada por uma arquitectura bem engenhada, que se torna um portal transparente para rio e céu.

O espaço, ao nível do rio que fica ali a dois palmos, é de uma simplicidade luxuosa, com extensa ementa de bebidas e comidas, serviço aplicado e preços a fazer justiça a tudo isto.

É uma espécie de caixa rectangular que não magoa a paisagem e oferece largas vistas: uma estrutura movível metálica e em vidro, infinitamente alva e transparente, com espaço interior e a plataforma da esplanada a derramar-se quase até à água.

A lembrar o cavername de um barco, confunde interior e exterior. Nos dias mais frios, particularmente graças aos vidros de correr, consegue fechar-se em abrigo, com a ajuda de protectores e cobertura. O agasalho pode ainda ser maior graças aos aquecedores (e, claro, às mantinhas à disposição).  

A entrada no bar é tão selecta quanto a clientela: aguarda-se à porta que nos conduzam à mesa (ou aguarda-se em fila de espera, que tem horas de muita afluência).

Conforme o clima, assim o espaço se abre e fecha com protectores e cobertura. E há mantinhas para quem desejar.

Em grande destaque: a selecta banda sonora que acompanha os dias e noites da esplanada e a aposta nos vinhos.

Nome
À Margem
Local
Lisboa, Santa Maria de Belém, Doca do Bom Sucesso
Telefone
918225548
Website
http://www.amargem.com/
--%>