Fugas - restaurantes e bares

  • Dário Cruz
  • Dário Cruz
  • Dário Cruz
  • Dário Cruz
  • Dário Cruz
  • Dário Cruz
  • Dário Cruz

Continuação: página 2 de 3

Dois Charles esperam evolução à mesa


Um couvert sem alaridos

O couvert (2 euros/pessoa), composto por um paté de atum razoável, azeitonas temperadas, manteiga e três tipos de pão, preencheu sem grande alarido o tempo de espera até às entradas. Um leve "creme de beterraba com iogurte grego" (3 euros), com a esperada cor vibrante a destacar-se, mas sem grande contraste de sabor doce/amargo nem de textura com a densidade do iogurte grego, cuja presença era vaga, não se distinguindo no prato. Muito bem o "carpaccio de novilho com rúcula e parmesão" (13,50 euros), com a carne muito fresca e de qualidade a cobrir o prato em rosácea, com os clássicos tons cárneos do novilho cru, e as lamelas triangulares do queijo - qualificado e de pouca cura - a formarem uma pirâmide em redor de um montinho de folhas de rúcula selvagem. Menos equilíbrio na "batata-doce recheada com camarão e bacon, gratinada sobre alfaces" (11 euros), onde o toucinho fumado e o queijo aniquilaram o sabor do crustáceo, sendo apenas contrariado pela boa qualidade da batata que servia de suporte ao conjunto.

Entretanto, os vinhos (a copo) foram servidos, sem direito a prova introdutória, com um dos tintos a apresentar uma temperatura elevada, o que foi corrigido de imediato, mas que obrigou à devolução do copo por inteiro. A lista vínica é comedida em opções e omissa em datas; no entanto, é possível fazer escolhas sem onerar demasiado a conta.

Nos pratos principais, o "risotto de polvo, pancetta, tomate e coentros" (13 euros) vinha com o grão no ponto certo, segundo os cânones transalpinos, mas a pancetta - toucinho da barriga, temperado e curado a frio, de origem italiana -, o queijo e as natas dominavam o conjunto, obrigando o polvo a fazer prova de vida apenas se isolado do resto. É curioso verificar que o toucinho (pancetta e bacon) é omnipresente na carta, surgindo por cinco vezes em sopas, entradas, peixes e carnes, o que acrescenta paladar às preparações, mas corre também o risco de "roubar" a cena aos restantes ingredientes.

Apetitosa é o mínimo que se pode dizer da aparência da "tranche de garoupa sobre migas de batata vitelotte" (22,50 euros), com o agradável sabor terroso e a cor violeta, característicos desta batata de origem peruana, a contrastarem com a brancura do vistoso naco de garoupa, infelizmente de textura empalhada e com umas inesperadas espinhas. O "magret de pato com legumes grelhados, salteados com manteiga de especiarias" (19 euros) foi o prato da noite, com a carne rosada, mas não a sangrar, e a pele a "crocar" na boca. Os legumes variados (beringela, cogumelos, curgete, tomate cereja, cebola roxa, espargos), num ponto de cozedura em que se diferenciavam as texturas de cada um, eram salteados em azeite e alho sem vestígios da anunciada manteiga de especiarias.

Uma nota mais para a sala, com as mesas de dimensão e distâncias generosas para se estar confortável e "isolado", mesmo com a presença de um grupo nas proximidades, e com a acústica a permitir conversar sem perder a referência da música ambiente, alojada a uns bons oito metros de pé-direito. O espaço reúne todos os ingredientes para se viverem momentos agradáveis. Observando as "espécies" presentes na ocasião, havia clientes enamorados, de negócios, familiares, e, num passo imaginário, até se podia ter encontrado um grupinho de amigas estilo O Sexo e a Cidade numa das mesas redondas no plano superior da planta. No meio de tanta largueza, o serviço acaba por ser distante, ao contrário do que seria recomendável, o que se tornou menos compreensível quando a casa estava a menos de um quinto da capacidade e a equipa de sala dava quase para ter um elemento por mesa.

Nome
Darwin's Café
Local
Lisboa, Santa Maria de Belém, Avenida Brasília, Ala B - Centro de Investigação Fundação Champalimaud
Telefone
210480222
Horarios
Segunda das 12:30 às 15:30
Terça a Domingo das 12:30 às 15:30 e das 19:30 às 23:00
Website
http://www.darwincafe.com
Preço
35€
Cozinha
Portuguesa Contemporânea
--%>