Fugas - restaurantes e bares

  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda

Há (mo)vida no Museu Arte Nova de Aveiro

Por Maria José Santana ,

O Museu Arte Nova, recentemente inaugurado em Aveiro, alberga um espaço de animação multifacetado: durante o dia, faz justiça ao seu nome, Casa de Chá Museu Arte Nova; à noite, transforma-se num bar repleto de vida.

É certo que, à primeira vista, os clientes menos conhecedores da cidade até poderão pensar que se trata de um bar igual a tantos outros mas a beleza arquitectónica do edifício rapidamente desfaz as dúvidas. "Os turistas fazem sempre perguntas sobre o edifício e nós explicamos que é um museu", relata Gonçalo Abrantes, um dos proprietários do espaço, juntamente com Hamilton Abrantes e Ricardo Almeida Martins.

O imóvel, considerado um dos mais belos exemplares de Arte Nova de Aveiro - uma antiga habitação familiar atribuída aos arquitectos Silva Rocha e Ernesto Korrodi - não passa despercebido, tornando quase inevitável a entrada pela sala de chá adentro.

Nesta parte interior do bar, o visitante é confrontado com uma verdadeira viagem no tempo, até às últimas décadas do século XIX - a decoração Belle Époque honra a história do edifício plantado em frente ao canal Central da ria.

A pianola encostada à parede lateral deixa no ar a promessa de que este será também um espaço para recitais de música, sempre ao sabor de um chá. "São 101 variedades", anuncia Ricardo Almeida Martins, a propósito do cardápio da Casa de Chá Museu Arte Nova. Chá chinês, japonês, indiano, inglês, da África do Sul ou da América do Sul, passando, claro, pelo mais caseiro dos Açores - a oferta é muita e a escolha poderá revelar-se difícil.

A Casa de Chá estende-se também para fora de portas, mais concretamente para o pátio da antiga habitação, agora devidamente apetrechado com puffs, almofadas e pequenas mantas polares - para os menos habituados ao fresco da noite aveirense.

Neste espaço, que está virado para o centro de animação nocturna de eleição da cidade, a Praça do Peixe, o grande atractivo parece ser, surpreenda-se, a caipirinha - o que é que ela tem a ver com o chá?

Nada, mas "conseguem conviver no mesmo espaço", assegura Ricardo Almeida Martins, ao mesmo tempo que explica que as caipirinhas eram já a imagem de marca dos três empresários, agora proprietários da Casa de Chá. "Fazíamos várias festas e eventos em vários pontos do país com as caipirinhas e essa tinha de continuar a ser a nossa aposta", esclarece.

Seja ao sabor de caipirinhas ou de chá, é ponto assente que neste bar a música não toca em altos berros. "A nossa aposta passa por ter sempre uma sonoridade com ritmo, mas que permita as conversas entre os clientes", asseguram os responsáveis. Em breve, será iniciado um programa de música ao vivo - o jazz e a bossa nova prometem ter prioridade na agenda - e outras iniciativas culturais.

Resta, então, aguardar, na certeza de que a Casa de Chá do Museu Arte Nova dispõe já de atractivos suficientes para convidar a uma (re)visita - falta ainda provar 100 dos 101 chás anunciados no cardápio.

Fica apenas um aviso: fora do horário de funcionamento do museu, a entrada é feita unicamente pelo pátio - ou seja, do lado Praça do Peixe.

Nome
Casa de Chá do Museu Arte Nova
Local
Aveiro, Santa Joana, Rua Dr. Barbosa Magalhães, 9
Telefone
916842029
Horarios
Terça a Sábado das 09:00 às 02:00
Domingo das 09:00 às 20:00
--%>