O Café Costura é o primeiro espaço do género em Portugal, sendo que noutra cidades, casos de Madrid, Barcelona, Paris ou Londres, a moda já pegou há mais tempo.
O espaço nasceu em Coimbra, costurado pela Casa da Esquina. Proporcionar aos seus visitantes um momento de conciliação entre actividades de costura e de lazer é o objectivo deste novo local.
A Casa da Esquina é uma fundação sem fins lucrativos que, desde 2007, se dedica a actividades culturais. Dois anos após a inauguração surgiu a ideia de criar um espaço, o Clube de Crochet e Tricot, dedicado à partilha de informações sobre a actividade e a partir desse conceito surgiu o novo espaço, em Abril: o Café Costura.
"Abordamos as artes manuais na perspectiva da importância do saber fazer, sendo nossa intenção recuperar tradições para recuperar a independência que cada pessoa poderá adquirir quando aprende a fazer uma peça de roupa, por exemplo", disse Filipa Alves, uma das responsáveis da Casa da Esquina.
O espaço tem cinco máquinas de costura disponíveis para utilização e alguns livros e revistas sobre as várias técnicas para consulta. A Casa da Esquina oferece também aos clientes a possibilidade de requisitar agulhas e outros materiais necessários e ainda alugar as máquinas de costura por cinco euros por hora, preço que inclui um chá ou um café.
Podem também aprender-se várias técnicas desta arte nas diversas oficinas - tricot, crochet, bordados, reciclagem e transformação de roupa - que são abertas a todas as pessoas de todas as idades.
Dentro do horário de funcionamento podem consultar-se alguns livros, que estão disponíveis na biblioteca da casa, sobre as diversas técnicas.
- Nome
- Café Costura
- Local
- Coimbra, Sé Nova, Rua Aires de Campos, 6
- Telefone
- 239041397
- Horarios
- Terça a Sexta das 11:00 às 19:00
Sábado das 11:00 às 14:00
- Website
- http://nacasadaesquina.blogspot.pt/