Depois de um período de abertura mais experimental no Verão e uma pausa de férias, o Mercado 1143 prepara-se para seduzir clientes prometendo o que "Portugal tem de melhor". Das sardinhas ao arroz de pato, das tradicionais pataniscas aos coscorões da avó.
Entre comprar e saborear, é um espaço - que vem complementar o restaurante 1300 Taberna (situada nas traseiras), dos mesmos proprietários -, onde se liga modernidade à tradição portuguesa.
"Fazer a prova dos 900 anos de sabores portugueses privilegiando produtos sustentáveis de pequenos produtores e as histórias que os tornam únicos", resumem os proprietários na apresentação da casa.
O projecto surgiu a partir de uma conversa com amigos que vivem fora de Portugal e que partilharam com os responsáveis o desejo de ter uma loja com produtos do seu país no local de residência. "Queríamos fazer uma mercearia onde se pudesse comer e comprar produtos nacionais", diz-nos Nuno Barros, um dos responsáveis do Mercado 1143.
A decoração do espaço, a cargo de Rosarinho Gabriel, destaca-se pela utilização de preto e branco (um apelo às cores da bandeira de Lisboa) por uma mistura de estilos rustico e contemporâneo. À porta, porém, o que se destaca logo é um elemento contrastante, um Austin Martin C30 vermelho, que segundo o responsável, é apenas mais um elemento decorativo.
Pode passar-se pelo Mercado 1143 para tomar um pequeno-almoço, almoçar, jantar ou simplesmente para tomar um café. Alguns dos produtos são confeccionados na fábrica, espaço sob a loja, outros chegam das várias regiões do país, seleccionados de vários produtores, com quem, sublinha Nuno Barros, o mercado mantém um contacto directo e contínuo.
A loja vende vários produtos de marca própria: bolachas, compotas, vinhos, queijos e pastelaria variada. Um expositor e uma mesa no centro apresentam os produtos para venda. Dos produtores, chegam os chás, os enchidos, os azeites, o arroz e muito mais.
O mercado, refere Barros, pretende também apostar em produtos nacionais que por vezes não é fácil encontrar em lojas ou que são mesmo menos conhecidos. Entre as propostas, existe por exemplo, um chouriço de abóbora de Trás-os-Montes. Por aqui, também não é difícil encontrar amendoins produzidos em Aljezur ou marmelada branca de Odivelas.
A resumir todo o conceito, está o "código" quer integra o nome do espaço; na verdade, o ano da fundação de Portugal. Mas o Mercado 1143 até tem planos de viajar para outros países. Nuno Barros adianta que a ideia é expandir o negócio além-fronteiras. E, assim, até ficar registado mundialmente este possível "código postal" de Portugal.
A escolha da Lx Factory para a loja, para além da "união" com a 1300 Taberna, aberta em 2011, adveio do facto de estar localizado numa antiga zona industrial e ter bastante luz e muitas pessoas a trabalharem nas redondezas.
- Nome
- Mercado 1143
- Local
- Lisboa, Alcântara, Rua Rodrigues de Faria, 103
- Telefone
- 215900963
- Horarios
- Terça a Sexta das 09:30 às 20:30
Sábado das 10:00 às 20:30
- Website
- http://www.mercado1143.pt
- Cozinha
- Trad. Portuguesa