Fugas - restaurantes e bares

  • Miguel Manso
  • Miguel Manso
  • Miguel Manso
  • Miguel Manso

Um atelier-bar em Lisboa

Por Ana Saleiro ,

Um bar alfacinha que quer ir mais além e ser um epicentro cultural. No Art in Chiado, até os clientes podem mostrar as suas artes no piano acústico ou na guitarra que decoram este espaço que se quer sempre informal.

Há muito que Rita Pinto, ex-advogada, sonhava abrir o seu espaço na capital. Mas tinha "que estar ligado à arte e a Lisboa", diz-nos. O sonho concretizou-se este ano com a abertura do Art In Chiado, no coração alfacinha. Uma sala de estar, em ambiente amigável e acolhedor. E como o baptismo não é em vão, é casa onde cabem "todas as artes", definindo-se mesmo como um atelier-bar.

Numa decoração onde predominam o rosa fúchsia, o branco, o preto e o beringela, destacam-se os sofás especialmente desenhados para o local (pelo designer Marco Almeida) ou o balcão rosa que se impõe de imediato. À entrada, uma zona lounge, onde a música se ouve mais distante e o bar até se pode confundir com muitos outros. Mas, assim que se desce as escadas, há um outro mundo. Um piano e uma guitarra saltam imediatamente à vista. Estão ali à espera que alguém lhes pegue e mostre os seus dotes musicais. Aliás, faz questão de sublinhar Rita Pinto, a guitarra é uma Taylor e é "o sonho de qualquer guitarrista".

O Art in Chiado transforma-se assim num verdadeiro palco e entre a programação, para além de muita música e concertos, não faltam espectáculos variados, de danças orientais a recitais de poesia.

Outras artes têm também direito a destaque: as paredes do espaço são utilizadas para exposições e qualquer artista se pode candidatar. Quando visitámos o Art In, as paredes estavam decoradas com obras de Ana Isabel Mota, cujos trabalhos foram seleccionados para serem vendidos no bar por 15 dias. Após este período, os trabalhos são substituídos por outras obras de arte candidatas (dia 30, inaugura a exposição de Sílvia Marinheiro Food for Thought).

Mas a arte também pode entrar noutros formatos, seja em escultura ou mesmo manequins que exibem peças de roupa. As obras acabam por deixar o bar mas o sucesso não termina ali. "Faço questão de continuar a acompanhar os trabalhos depois de saírem daqui. Por exemplo, tive aqui uma pessoa que gostou do trabalho de um jovem e que agora vai expô-lo em Espanha", exemplifica Rita.

O ambiente atelier do bar prossegue ainda noutros campos. É que o Art in Chiado é também uma escola de artes onde se pode aprender a tocar piano ou a cantar (ver ficha). A partir de Setembro haverá dias fixos para leituras encenadas, danças e à la carte. Neste último evento, as pessoas oferecem, por exemplo, uma canção a outra pessoa a partir de um menu. Vão também realizar-se "jantares do mundo". Escolhe-se um país e a festa garante música e comida tradicionais de um determinado ponto do globo.

Os seniores também fazem parte desta família e vão poder partilhar as suas histórias antigas sobre o Chiado num atelier para idosos que se irá realizar, aos domingos à tarde, a partir de Setembro. Esta partilha semanal de ideias vai até ser registada em livro ou documentário.

Entretanto, o bar tem planos para partir à conquista da rua: a ideia é realizar um evento a céu aberto, onde vários artistas desconhecidos mostrem o seu talento. Os locais em mente para as demonstrações artísticas são o Largo de Camões, o Largo do Picadeiro ou o renovado Terreiro do Paço.

Nome
Art in Chiado Bar
Local
Lisboa, Lisboa, Rua António Maria Cardoso, 15B
Telefone
213429098
Horarios
Segunda a Quinta das 11:30 às 00:00
Sexta das 11:30 às 02:00
Sábado das 16:30 às 02:00
Domingo das 16:30 às 00:00
Website
https://www.facebook.com/Art-In-Chiado-Bar
--%>