Há uma surpresa a chegar à Emanha. “Estamos em fases de testes”, dizem-nos - uma rotina habitual na gelataria da Figueira da Foz (que já chegou a Lisboa), que “todos os anos aposta em novos sabores”.
É assim desde 1980, quando a primeira Emanha abriu na marginal da Figueira da Foz, junto a Buarcos, como negócio de família criado por força das circunstâncias: o abandono de Angola por alturas da independência (o nome é uma localidade no planalto do Huambo e significa “pedra grande”).
Sem nenhuma experiência anterior, a fama desta gelataria artesanal fez-se à custa da aposta clara na qualidade e na aprendizagem constante - de tal forma a aprendizagem parece estar no ADN da Emanha que por estes dias até está a trabalhar com o Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche num estudo sobre os gelados de kefir e de algas, “da nossa costa”.
Enquanto esses sabores se testam, a Emanha disponibiliza outros, entre os mais de cem que desenvolveu - “uns mais de Inverno, outros mais de Verão”. Chocolate, morango, baunilha, natas, caramelo, café, limão são os mais populares, dizem-nos por e-mail.
Contudo, na lista sobressai, por exemplo, o gelado de queijo de cabra com doce de leite, doce e salgado a combinarem-se num sabor gourmet que é um sucesso.
Para experimentá-los, a Emanha oferece três opções: duas lojas na Figueira da Foz e outra no Parque das Nações, em Lisboa.
- Nome
- Emanha Lisboa
- Local
- Lisboa, Santa Maria dos Olivais, Rua Ilha dos Amores, Lt 4.08.01 Lj-P
- Telefone
- 218936060
- Website
- http://www.emanha.com