Fugas - restaurantes e bares

DR

Mais uma estrela para a cozinha do Algarve

Por José Augusto Moreira e Alexandra Prado Coelho ,

É quase um segredo escondido no Barrocal algarvio. O restaurante Vistas, inserido no luxuoso complexo hoteleiro e residencial Monte Rei (www.monte-rei.com), que inclui ainda um campo de Golf desenhado por Jack Nicklaus, tem como cozinheiro o chef Jaime Pérez, um catalão que, além de ter integrado as equipas de Ferran Adrià no famoso El Bulli, trabalhou ainda com outros dos nomes maiores da moderna e mediática cozinha espanhola, como Juan Mari Arzak, Pedro Subijana e Sérgi Arola.
Propositadamente afastado das mais concorridas zonas turísticas do Algarve, o Vistas fica em Vila Nova de Cacela, sempre com vistas para o mar mas também para a serra e já em contacto com o característico Barrocal do interior algarvio. E são exactamente as raízes e tradições da cozinha algarvia que Jaime Pérez quer privilegiar na sua cozinha, evidentemente à luz das técnicas e conceitos do ambiente de vanguarda em que sempre trabalhou.
 
Além do restaurante, Jaime Pérez coordena também todos os outros espaços do complexo, pelo que o tempo que já leva de vida algarvia tem sido de contacto e entrosamento, tanto com as receitas e costumes locais como com a diversidade de produtos.
 
Chegou agora a altura de libertar esta espécie de segredo, dando visibilidade à cozinha do Vistas - é claro que, num contexto desta natureza, o reconhecimento das estrelas do guia Michelin está sempre nos horizontes. E mesmo que essa não seja uma ambição assumida pelos responsáveis do Vistas, seria uma boa notícia para o turismo do Algarve, que detém mais de metade das estrelas atribuídas aos restaurantes do nosso país, mas todas concentradas na zona mais ocidental da região.
 
Foi no âmbito de mais um conjunto de provas do projecto Harmonias Comprovadas que nos foi desvendado este tão mal guardado segredo do Barrocal algarvio. A prova consistiu na harmonização entre um prato de ovos mexidos e alguns vinhos portugueses, tendo Jaime Pérez surpreendido com os ovos que apresentou. Uma soberba demonstração de criatividade e domínio técnico, a tornar a simplicidade de uns ovos mexidos num momento único de emoção e prazer gastronómico.
 
Sobre uma base circular, com as claras e cebola caramelizada, assenta a bola de gema com uma cobertura crocante, como se de um ovo estrelado invertido se tratasse. O segredo parece estar em cozinhar o ovo como se fora um raviolli (é preciso muito saber, claro), fazendo com que toda a "construção" se mantenha intacta e consistente. Além de um envolvente aroma de trufas, acompanhou com espargos verdes grelhados e um molho de cogumelos, numa combinação que deixou uma enorme curiosidade sobre a cozinha do chef catalão. Quanto aos vinhos, o júri de 15 provadores das mais diversas origens entendeu que o Ázeo Branco, Quinta dos Abibes Sauvignon Blanc 2012 e Parus Branco, todos de 2012, eram os que melhor combinavam com a saborosa preparação.
 
Numa outra visita ao Monte Rei tivemos a oportunidade de experimentar um menu completo da autoria de Jaime Pérez, que começou com um divertido amuse bouche com uma esferificação de mozzarella de bufala. Seguiu-se, como entrada, um refrescante tártaro de atum com gelado de wasabi e dois molhos, soja e maracujá. O prato seguinte foi um lagostim grelhado com alcachofras salteadas acompanhado por puré de tupinambor e molho de refogado, ao qual se seguiu o prato de carne, um leitão desossado e caramelizado com mel, e uma mousse de maçã.
 
A refeição foi toda acompanhada por vinhos do enólogo Rui Reguinga, que mostrou a enorme versatilidade do seu trabalho apresentando o Terrenus Branco 2011, feito com as castas portuguesas que tem no Alentejo, onde possui as suas vinhas velhas, depois um Encruzado by Rui Reguinga 2011, monocasta do Dão, um Tributo 2011, um projecto que iniciou com o pai (que homenageia neste Tributo), um Terrassus 2009, do Douro, onde tem também só castas portuguesas. Para terminar, em grande estilo, um colheita tardia Wenzel Late Harvest 2008, de vinhas que trabalha na Áustria, e o Fabre Montmayou Malbec e Touriga Nacional 2009, do seu projecto na Argentina. Foi uma lição sobre a importância do terroir na definição da personalidade de cada vinho.
 
Jaime Pérez, por seu lado, mostrou como trabalha diferentes ingredientes, dominando técnicas, numa ementa que é adaptada aos gostos dos estrangeiros, que são grande parte dos clientes do Monte Rei, mas que parte de um sólido conhecimento das cozinhas e dos produtos tradicionais portugueses e espanhóis.
Nome
Vistas
Local
Albufeira, Albufeira, Monte Rei Golf & Country Club
Telefone
281950960
Horarios
Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado das 19:30 às 22:30
Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado das 19:30 às 22:30
Website
http://www.monte-rei.com
Preço
60€
Cozinha
Autor
--%>