Fugas - restaurantes e bares

  • Tiago Machado
  • Tiago Machado
  • Tiago Machado
  • Tiago Machado

Aqui a pizza é portuguesa e chama-se Maria

Por Alexandra Prado Coelho ,

No Cais do Sodré, um novo e pequeno espaço, a Pizzaria do Bairro, estreia as suas pizzas ao corte. Do bacalhau e grelos ao queijo de São Jorge, estas pizzas querem ser portuguesas.

Quem passar pelo Cais do Sodré, em Lisboa, entre o terminal dos barcos e estações de comboios, vai notar no ar um cheiro a pizza acabada de sair do forno. É aí que acaba de abrir portas um pequeno espaço, projecto de dois irmãos italianos de origem albanesa, Esmeralda e Giulian Fetahu, que viveram muitos anos em Itália, mudaram-se para Portugal e decidiram apostar em pizza ao corte mas com sabores portugueses. É fanático pela Pizza Margherita? Pois aqui, a estrela da casa chama-se Pizza Maria.

O espaço, que recupera parte de um dos antigos armazéns de apoio às actividades portuárias, é pequeno e quase todo dominado pelo balcão onde estão expostos os tabuleiros com as diferentes variedades de pizzas. Esmeralda, que é casada com um português e vive em Portugal há muito mais tempo, é quem faz as explicações. Giulian, o irmão, está à volta do forno: é ele o pizzaiolo, recém-chegado de Itália.

Só a farinha e a mozarela é que não são nacionais. Por enquanto, frisa Esmeralda. É que para a pizza a corte, que geralmente é comida na rua enquanto se caminha, a massa, explica, deve ter uma determinada altura, incorporando suficiente ar para criar pequenas bolhinhas, mas ao mesmo tempo ser facilmente digerível, o que exige uma farinha com determinada força e que até agora não encontraram em Portugal.

Mas, garante, a partir do momento em que conseguirem substituir estes dois ingredientes por outros semelhantes mas portugueses, não hesitarão - têm estado a testar o queijo flamengo, que usam como complemento da mozarela.

De resto, fazem questão que tudo seja português. O resultado são pizzas como a de Bacalhau Vermelha (com tomate) ou a de Bacalhau Crocante (que para além do bacalhau leva espinafres, requeijão, pão ralado, alho, queijo flamengo, mozarela e azeite) ou a de Grelos (com batata no forno, chouriço e requeijão). A Maria leva linguiça, orégãos, requeijão, queijo flamengo, mozarela e molho de tomate. E há ainda uma Pizza Portugal, uma brincadeira com as cores nacionais, feita com chouriço, abóbora, e pimentos verdes e vermelhos.

Mesmo quando parecia difícil, Esmeralda e Giulian acabaram por encontrar uma forma de tornar uma pizza italiana mais portuguesa. É o caso da pizza Gourmet (que é também a mais cara da casa), que parte da pizza com bresaola e rúcula, mas usa presunto de vaca português, do produtor Joaquim Arnaud, e agriões, para além de um queijo curado artesanal de cabra e ovelha, de sabor e cheiro intensos. O outro bom exemplo é o da Pizza 4 Queijos, feita com queijo de cabra, queijo da Ilha de São Jorge, requeijão e mozarela.

A Pizzaria do Bairro - que tem como ambição vir a alargar-se a outros bairros da cidade - está aberta todos os dias das 6h às 2h da manhã, para aproveitar a localização num lugar pelo qual passam todos os dias milhares de pessoas vindas dos comboios e dos barcos.

A pensar nos mais matutinos, e convencidos de que uma pizza pela manhã é demasiado pesado, Esmeralda e Giulian criaram uma alternativa para pequenos-almoços a que chamaram A Recheada. O que fizeram foi usar massa de focaccia e trabalhar alguns recheios, uns salgados e outros doces: queijo e fiambre, atum (que é misturado com um queijo fresco, numa pasta cremosa), doce de tomate, de morango e de chocolate. A Recheada, acabada de fazer, é ao mesmo tempo leve e reconfortante.

Nome
Pizzaria do Bairro
Local
Lisboa, São Paulo, Rua da Cintura do Porto de Lisboa, Armazém A, Nº 18
Telefone
218066584
Horarios
Todos os dias das 06:00 às 21:30
Quinta a Sábado das 06:00 às 02:00
Website
https://www.facebook.com/pizzariabairro
Preço
10€
Cozinha
Italiana
--%>