Fugas - restaurantes e bares

  • Dato Daraselia
  • Dato Daraselia
  • Dato Daraselia
  • Dato Daraselia
  • Dato Daraselia
  • Dato Daraselia
  • Dato Daraselia

«O mundo cabe dentro de uma sande»

Por Mariana Correia Pinto ,

Na Soundwich, às famosas sandes de autor, juntaram-se agora dois novos conceitos: sandes e petiscos “ultra-tradicionais”. E neste café-restaurante com esplanada no Parque da Cidade do Porto, os cães são bem-vindos e têm direito a menu completo. Depois da Invicta, Lisboa é o destino que se segue.
Não se sabe se é da eira transformada em esplanada, da casa rural impecavelmente recuperada ou da música jazz e blues bem moldada ao espaço. Mas ao entrar na Soundwich é impossível não sentir: estamos no Porto mas já não estamos no Porto.
 
A novidade não é propriamente esta mas não há como falar desta esplanada-café-restaurante do Parque da Cidade sem começar por aqui: sandes (e outras delícias) à parte, o Soundwich é definitivamente um lugar para ir e estar.
 
O espaço que, há um ano, Joana Lencastre e António Teixeira idealizaram no Porto cresceu. Além da esplanada principal, existe agora o Bery Typical e o Pick Apark. Em breve, quando os dias sem chuva nos virarem definitivamente as costas, o Bery Typical - quiosque de sandes, gelados e bebidas - passará a ser Bery Typical forno a lenha, com um espaço interior (na tal casa rural impecavelmente recuperada) para ver a chuva cair lá fora. E o Pick Apark - o lugar dos petiscos - conta já com uma esplanada abrigada e dois espaços interiores. Prontos para dizer não à hibernação.
 
No meio do espírito de dolce fare niente que se cola a nós ao chegarmos à Soundwich, seleccionar o que comer pode ser uma tarefa verdadeiramente complexa. O Bery Typical arruína definitivamente qualquer dieta, mas acreditem que vale a pena esquecer a balança por umas horas: há sandes de queijo da serra e sandes de presunto, a 3,5 euros, sandes mistas (queijo da serra + presunto) e de leitão (com leitão e pão da Mealhada), a 5 euros. A ideia deste quiosque - apoiado por uma esplanada rodeada por um jardim vertical de petúnias brancas, feito de paletes -, foi sobretudo servir quem anda no Parque da Cidade e quer comprar algo para levar. Mas as sandes são também servidas à mesa - inclusivamente na esplanada principal -, com um acréscimo no preço. Não abandonem este quiosque sem provar um dos gelados artesanais do chef Rui Costa: há menta, chocolate Michel Cluizel (com 60 ou 85% de cacau), limão, prailiné, baunilha e vinho do Porto. A nossa escolha foi o último - gelado feito com borras de vinho com mais de 100 anos, "único no mundo", - e foi, definitivamente, acertada.
 
Quando o Bery Typical forno a lenha abrir - é seguir os desígnios de S. Pedro: quando a chuva se instalar definitivamente temos espaço novo -, poderá provar pratos como pernil, cabrito e frango, tudo feito no forno a lenha. Também este Inverno, quando a Soundwich passar a ser Soundwich inside, o menu contará com as 7 sandes mais vendidas no primeiro ano do espaço e uma oitava, idealizada por uma figura pública, com os preços semelhantes aos actuais: 7,5 euros por sande.
 
Atrevemo-nos a antecipar que por esse menu andará, pelo menos, a sande do chef Camilo Jaña (afrodisíaca de pastrami, mostarda de estragão, cornichon, cebolinho, salsa, coentros, maionese e alface iceberg) e a do chef Luís Américo (peito de frango grelhado com legumes assados e patê de azeitona, orégãos, courgette, tomate, rúcula e tomate semi-seco). Para acompanhar, experimente o refresco de tangerina ou a limonada. E arranje um espacinho para as sobremesas dos chefs residentes. O Caramel biscuit, da Joana Quinta, ou o Cheesecake de framboesa de Rui Costa são óptimas escolhas.
 
A nova zona de petiscos, o Pick Apark, não tinha ainda sido inaugurada quando a Fugas visitou o espaço, mas até finais de Outubro deve ter as portas abertas. Neste espaço vão ser servidos petiscos "frios, quentes e ultra-tradicionais" - moelas, pataniscas, croquetes de alheira e farinhas de pau são só alguns exemplos.
 
Que se deliciem os amantes de animais: a Soundwich tem agora um "menu para cão", a 5 euros, servido nas esplanadas num perfeito espírito animal friendly. Ração (há duas opções de sabores, para ir variando), um prato de água e um biscoito para a sobremesa.
 
Com a cidade ali ao lado escondida e ao som da Smooth FM (Porto, 89.5; Zona Centro, 92.8; Lisboa, 103.0), que elegeu a Soundwich como um dos três smooth places do país, dá vontade de ficar para lá da refeição.
 
Para o próximo Verão está prometida a instalação em Lisboa, com 7 sandes de chefs da capital e a mais vendida no Porto. Depois Madrid e Nova Iorque. Sempre com o mesmo conceito: sítios singulares, próximos de núcleos verdes, capazes de fazerem as pessoas sentirem-se bem. Talvez António Teixeira tenha mesmo razão: "O mundo cabe dentro de uma sande."
Nome
Soundwich
Local
Porto, Aldoar, Parque da Cidade - Núcleo Rural, Beco das Carreiras, 64/65
Telefone
226168335
Horarios
Terça-feira, Quarta-feira e Quinta-feira das 12:00 às 20:00
Domingo e Sábado das 12:00 às 23:00
Website
http://www.soundwich.pt
--%>