Fugas - restaurantes e bares

Adriano Miranda

Bacalhau em Ílhavo, no museu e no restaurante

Por David Lopes Ramos ,

É Ílhavo terra muito ligada à faina do bacalhau. Há um museu, uma confraria e um festival que têm como protagonista o "fiel amigo". O nosso crítico visitou o museu, e recomenda-o, e, com o espírito confortado, foi consolar o corpo, no simpático restaurante D. Coutinho. Com pratos de bacalhau, claro!
Visitado o museu, há que confortar o corpo. Numa terra, Ílhavo, onde há um Festival do Bacalhau, que junta mais de 150 mil apreciadores nas tasquinhas, e uma Confraria Gastronómica do Bacalhau (http://www.confrariabacalhauilhavo.org), espera-se que haja restaurantes que dêem realce ao gadídeo nas suas ementas. É esse o caso deste simpático D. Coutinho, onde, caso se encomende previamente, se podem auferir prato confeccionados com bacalhau curado na região.

No dia-a-dia, o bacalhau também não falha, a par de outros peixes do mar e da ria, como choquinhos, polvo, lulas, robalos, pregados e rodovalhos, sargos, garoupa ou douradas, por exemplo. Também, como é natural, enguias, de caldeirada ou fritas e servidas com molho de escabeche, que apreciava um pouco mais de vinagre, para cortar a gordura.

Desiludiram, como em quase todos os restaurantes portugueses, os mexilhões, que me pareceram, por serem duros e com pouco sabor, daqueles que nos chegam dos mares quentes. Há mexilhões tão bons na costa portuguesa e, em Aveiro, há uma receita para eles, que, infelizmente ninguém faz. Retirados da casca, espetam-se os mexilhões em palitos, fritam-se, deixam-se arrefecer e mergulham-se num molho de escabeche feito com parte do azeite da fritura, um pouco de azeite fresco, vinagre e vinho branco seco, alho às falhas, folha de louro, sal, um pouco de pimenta preta, um raminho de verde salsa. Vamos lá fazer ressurgir os mexilhões de escabeche à moda de Aveiro, minha gente!

Muito bem as língua de bacalhau panadas e fritas, que tanto podem ser entrada saborosa, como prato substancial se acompanhadas com um arroz de tomate, por exemplo, mas usem o carolino, por favor. Também o bacalhau à lagareiro, com boas batatas assadas a murro e umas migas de couve ou nabiças ou grelos com broa, bem temperadas e sequinhas, agradou muito. Quem apreciar o bacalhau cozido com todos, assado no forno com broa ou presunto, entre outros, sirva-se. Queijo, fruta fresca e doces completam a oferta. Há pratos de carne, claro, mas ficam para próxima visita. A carta de vinhos, com uma escolha equilibrada, está bem. O serviço é diligente e simpático. Contar com mais ou menos 20 euros por pessoa.

Nome
Dom Coutinho
Local
Ílhavo, São Salvador, R. da Malhada
Telefone
234321832
Horarios
Todos os dias das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 22:30
Preço
20€
Cozinha
Portuguesa
--%>