Fugas - restaurantes e bares

  • Sandra Ribeiro
  • Sandra Ribeiro
  • Sandra Ribeiro
  • Sandra Ribeiro
  • Sandra Ribeiro
  • Sandra Ribeiro

E no centro da cidade voltou a florescer uma esplanada

Por Eduardo Pereira Batista ,

À beira do Marquês de Pombal, num cotovelo do Parque Eduardo VII, abriu o Terraço do Marquês — que vem substituir a anterior residente, a esplanada Sétimo.

No topo de um edifício do Metro, situado entre a Rua Sidónio Pais e a Avenida Fontes Pereira de Melo, o Terraço do Marquês promete ser um bom espaço para quem aprecia a arte da esplanada urbana. 

O conceito do espaço é oferecer, “no meio do rebuliço, um sítio calmo para observar a cidade”, explica à Fugas Helena de Aboim, da direcção do bar. Quer-se uma esplanada cosmopolita, onde se possa sentir particularmente o lado moderno e contemporâneo da capital mas sem tirar os olhos da sua história (a estátua do Marquês logo ali à frente não o permite). O Terraço (e é-o, literalmente, e de boas dimensões) faz a união perfeita entre o verde do parque e o corrupio urbano, elevando-se sobre a banda sonora dos carros a cruzarem as movimentadas artérias vizinhas. Permite até uma piscadela ao Tejo, lá ao longe. 

O espaço, a que se chega por uma escadaria vinda do parque, reparte-se por mesas e cadeiras sobre calçada branca e um centro revestido a relva sintética, onde se encontram sofás e cadeirões. A dominar a decoração, a cor branca, talvez para condizer melhor com a luz branca de Lisboa. O quiosque de serviço é em madeira, para não destoar do ambiente circundante. 

À procura de não só “conquistar os turistas mas também quem trabalha nesta zona”, a esplanada conta com uma carta composta basicamente por saladas, tostas, sopa, vinhos e jarros de sangria. E promete animação em noites especiais, para além da banda sonora chill out que acompanha os dias para fazer “esquecer o barulho e o caos de Lisboa”. Aberto de manhã até às 2h (de domingo a quarta fecha à meia-noite), o espaço, com capacidade para 100 lugares sentados, pretende “aproveitar a energia da avenida e a beleza nocturna transmitida pelas luzes lisboetas”. Particularmente às quintas-feiras, guardadas para festas de pôr do sol que seguem pela noite dentro com DJ. 

Em Junho, já se sabe, as festas serão especiais e todo o mês será dedicado “às sardinhas e ao futebol”: o Mundial e as festas populares vão ser o mote para as festividades. Para os amantes do futebol, está garantida a exibição de jogos em ecrãs gigantes. Para os festeiros, prometem-se uma espécie de arraiais. Antes, durante e depois disso, é aproveitar este regressado terraço para uns belos banhos de sol no coração da cidade.terraço do marquês.

Nome
Terraço do Marquês
Local
Lisboa, São Sebastião da Pedreira, Avenida Sidónio Pais, 1 ?(Cobertura do Edifício)
Telefone
912387832
Horarios
Domingo, Segunda-feira, Terça-feira e Quarta-feira das 10:00 às 00:00
Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado das 10:00 às 02:00
Website
https://www.facebook.com/pages/Terra%C3%A7o-do-Marqu%C3%AAs/1481209912111661
--%>