Fugas - restaurantes e bares

  • Paulo Pimenta
  • Paulo Pimenta

Não leve trabalho para casa, leve-o para o Office

Por Tânia Durães (texto editado por Sandra Silva Costa) ,

Tem nome de escritório em fusão com um bar, mas não é um escritório. Daniel Castelo Branco, 32 anos, brincou com o conceito da série "Mad Men" e obteve, a 24 de Julho, o Castelo Office&Bar, no Porto, como resultado. Com um escritório no primeiro piso e um bar no rés-do-chão, o empresário dá resposta a todos os empreendedores que procuram um local que lhes dê condições para trabalhar durante a tarde.

A inspiração advém do percurso de Daniel Castelo Branco, que se licenciou em psicologia e que posteriormente esteve quatro anos em Madrid, a tirar um mestrado em direcção de empresas. O frenesim de segunda a sexta que Daniel experimentou durante quatro anos influenciou-o a criar este conceito no Porto, na cidade que ainda não é assim, mas que está a caminhar para isso.

O Castelo Office&Bar tem uma abordagem cosmopolita dedicada a quem prolonga o seu dia de trabalho, tem uma reunião, quer beber um copo enquanto fala de assuntos profissionais ou procura pura descontracção no fim de um dia activo e stressante. “É um bar para pessoas que prolongam o seu dia na dicotomia trabalho-vida, onde um bar é a extensão do seu dia de trabalho”, explica Daniel Castelo Branco.

No início é um bar, onde se vão acumulando pessoas ao balcão; se se caminhar por um corredor encontra-se uma área lounge, mais sossegada e com todas as comodidades necessárias para que seja considerada uma boa área de trabalho, com mobiliário baixo, que permite ligar o computador, Internet, bancos, mesas de apoio e tomadas eléctricas ao lado de cada lugar sentado. Depois há uma porta cinzenta que conduz ao exterior, uma área dedicada aos fumadores.

O Castelo Office&Bar está localizado no centro da Baixa portuense e ocupa um espaço que foi outrora uma loja de ferragens. Daniel procurou manter todas as características do edifício mas deu-lhes um toque contemporâneo, de modernidade, para que dentro de um estilo rústico houvesse conforto. É um espaço com uma linha clean, minimalista, que respeita os traços antigos através da combinação de três elementos, pedra, madeira e tecido. A mobília foi desenhada pelo designer lisboeta Gonçalo Prudêncio, que combinou a estética com o conforto. De acordo com o empresário, o assentamento do espaço é o pinho, como homenagem ao país — o chão, o lambril, os balcões, os tampos das mesas e as próprias mesas são feitas dessa madeira. O branco, o cinzento, o preto e a cor do pinho são as cores que predominam no local e surgem de uma interpretação do conceito. A iluminação é muito cénica, há focos direccionáveis a apontar para as paredes de pedra, a dar ênfase à cidade granítica, comparando-a uma obra de arte. A música é diversificada, vai do jazz à bossa nova. 

Daniel Castelo Branco frisa ainda que o Office&Bar prima pela qualidade do serviço. Um exemplo: o cliente vê sempre a sua bebida ser preparada e é-lhe oferecida uma tapa por cada uma que pede. As tapas são compostas por produtos tradicionais portugueses, como presunto, queijo e enchidos. E os cocktails são inspirados no conceito e remetem para a série Mad Men.

Nome
Castelo Office&Bar
Local
Porto, Sé, Rua do Almada, 315
Telefone
223235648
Horarios
Todos os dias das 14:00 às 02:00
Website
http://www.casteloofficebar.com/
Observações
Dispõe de área para fumadores.
--%>