Fugas - restaurantes e bares

  • Miguel Manso
  • Miguel Manso
  • Miguel Manso

Vai um copo de vinho no Cais do Sodré?

Por Cláudia Carvalho ,

A granel ou a miúdo, como já quase não se usa. Tinto, branco e rosé. No Vinharia, bar no Cais do Sodré, em Lisboa, o vinho é rei. E também há bons petiscos a provar. Uma alternativa substancial para uma pausa à tarde ou para acabar a noite.

Foi em tempos mal falado, olhado de lado e até mal frequentando, pode-se dizer. Destes tempos já pouco resta e ainda bem. As ruas ganham uma nova vida, ou movida, devemos dizer. De manhã à noite, há pessoas na rua. Muitas pessoas. Turistas e locais. O Cais do Sodré já não é só uma zona de bares e discotecas abertos até de manhã, é já um dos pontos mais efervescentes da capital. Percebe-se isso pelo número de novidades em crescendo.

Uma destas novidades é exactamente o Vinharia, que abriu portas na Rua de São Paulo há pouco mais de dois meses. Inspirado nos antigos armazéns de vinhos, neste bar tudo gira à volta deste sumo dos deuses, escolhido pela casa e comprado directamente aos produtores. O espaço é pequeno — não há lugares sentados aqui — mas na rua há uma esplanada: duas mesas à porta e ainda um coreto na rua da frente com uma dezena de lugares. Surgiu como um complemento à Casa de Pasto do chef consultor Diogo Noronha, mas neste momento é já um bar que funciona por si. 

“Queríamos que fosse um antes e um pós Casa de Pasto, ou seja, uma espécie de recepção aos clientes, mas a verdade é que, além de funcionar assim, o que tem acontecido é que temos tido muitos clientes de fora”, conta-nos Vera, a gerente deste pequeno espaço, explicando que “todos os dias entram aqui pessoas novas”. “Passam por aqui e têm curiosidade de conhecer o Vinharia.”

O balanço que faz destes primeiros dois meses é, por isso, positivo. “A partir do momento em que as pessoas provam os nossos produtos, adoram”, diz a gerente, explicando que aqui há sempre diferentes vinhos para experimentar. “Queremos dar a conhecer o vinho português de qualidade a preços justos e o cliente pode beber um copo ou até, se preferir, levar uma garrafa para casa”, explica. 

A diferença para outros bares como este está exactamente no facto de aqui o vinho se vender a granel e a miúdo. Ou seja, o cliente escolhe o vinho, a quantidade e tanto pode beber aqui como pode levar para casa. “É um conceito inovador que tem chamado muitas pessoas”, diz Vera, ao mesmo tempo que explica que neste momento há cinco vinhos disponíveis para provar (Tinto Douro, Tinto Azeitão, Branco Colares, Branco Lisboa e Rosé Lisboa). Mas quem sabe se no próximo mês não haverá mais, ou até menos. A ideia é que a selecção de vinhos vá mudando mas se por acaso houver algum que os clientes gostem especialmente, então este poderá ficar mais tempo.

Mas aqui não se bebe apenas, é também possível petiscar e provar até alguns dos acepipes da Casa de Pasto. “São eles lá em cima que confeccionam e depois nós fritamos”, conta Vera. Outro dos destaques, e uma certeza de todos os dias, é a bola de sardinha. Um sucesso, garante Vera. “E depois temos ainda as tábuas de enchidos ou queijos. E aqui a qualidade também é a nossa aposta. Os nossos enchidos são todos de porco preto e os queijos são de Azeitão, Nisa... Toda a gente adora.”

Quanto à concorrência, Vera não se sente ameaçada por estar num local com tanta oferta. “Nesta zona quanto mais concorrência se tiver, melhor para todos nós porque mais vai mudar o ambiente, que hoje em dia já está muito diferente”, defende. “Mas na verdade nem sentimos grande concorrência porque temos um produto muito diferente, afinal onde é que no Cais do Sodré se pode beber um copo de vinho e comer qualquer coisa até de madrugada?”

Nome
Vinharia
Local
Lisboa, São Paulo, Rua de São Paulo, 18
Telefone
966108104
Horarios
Segunda-feira, Terça-feira e Quarta-feira das 12:00 às 02:00
Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado das 12:00 às 04:00
Website
http://www.vinharia.com.pt/
--%>