“Muitas vezes, sinto, sobretudo lá fora, que a uma música, uma decoração nos liga de maneira especial a um sítio”, conta Alexandra, “e a nossa ideia foi essa”. Criar um sítio memorável, para portugueses e estrangeiros, a dois passos do centro da noite portuense, mas suficientemente resguardado para não estar no centro do turbilhão. A rua ao lado dos Clérigos proporciona tudo isso — e estando rodeada de hostels é uma garantia de um público internacional. Nada a que seja alheia Alexandra, que viveu durante anos no estrangeiro e continua a viajar muito — nem o sócio, Daniel, espanhol a viver no Porto há uma década. Ambos têm uma carreira na universidade, na área da bioquímica, com doutoramentos e pós-doutoramento, investigação e docência. “Dizia que um dia gostava de ter um bar”, confessa Alexandra. Com a situação laboral “não muito fácil” e o Porto a ganhar uma “dinâmica interesse”, há um ano pensaram que “talvez fosse a altura certa”. E em Outubro abriu o Pop 101.
O que antes foi um armazém agora é uma sala com mesas altas e baixas, bancos e cadeiras, em madeira crua ou pintadas de cinzento — na parte de trás, um vão de escada proporciona um recanto acolhedor, com almofadas e pouffs; candeeiros de tamanhos (e cores) diferentes tornam o ambiente acolhedor. As paredes, de granito nu ou pintado de branco, são uma exposição do gosto da casa — e de Alexandra em particular. “Tenho em minha casa muitos discos sem capa”, brinca — porque as capas estão aqui: Ziggy Stardust, The Cure, Radiohead, Velvet Underground… Música de um lado, cinema do outro: Blow Up e Pulp Fiction, Vertigo e Dr. Strangelove — com o 007 Sean Connery a mirar-nos. Não são os preferidos, foram mais escolhidos para se integrarem no jogo de cores da casa: a sobriedade do espaço é compensada com os laranjas, vermelhos e amarelos e complementada com o preto e branco.
Com dois amantes das artes à frente, o Pop 101 quer dinamizar-se culturalmente, tornar-se ponto de divulgação cultural. Richard Zimmler já passou por aqui para uma sessão de autógrafos e um grupo de mediação já teve aqui sessões; no futuro, Alexandra gostaria de ter, por exemplo, exposições fotográficas, mesmo tendo de adaptar a decoração. Mas o que Alexandra (e Daniel) quer mesmo é que “as pessoas do Porto” se identifiquem com este espaço, como um espelho daquilo que gostam.
- Nome
- Pop 101
- Local
- Porto, Vitória, Rua de Trás, 101
- Telefone
- 223252112
- Horarios
- Terça-feira, Quarta-feira e Quinta-feira das 18:00 às 00:00
Sexta-feira e Sábado das 18:00 às 02:00
- Website
- https://www.facebook.com/pop101bar