Fugas - restaurantes e bares

  • Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio

Faça pausa no LOL e liberte o riso ao vivo

Por Luis J. Santos ,

Quem ri por último... Prepare-se para o Lisboa Comedy Club, primeiro clube de comédia global, com horário prolongado e muitos shows. Um bar de gargalhadas, onde também se bebe e come a rir. E que tal subir ao palco?

Apresenta-se com um largo sorriso como o primeiro clube de comédia à séria em Portugal e quer não só pôr-nos a rir ao vivo e a cores como também “provocar”. Afinal, alguém sai de casa para ir ouvir piadinhas politicamente correctas?

Descendente da tradição (e êxito) da programação de comédia do Teatro Villaret (e do seu ‘comedy club’), alicerçado na força e nomes do stand up nacional, o Lisboa Comedy Club acaba de nascer no centro da cidade e garante espectáculos quase diários com comediantes já com cartas dadas.

Mas não só: também abre o microfone a amadores, tem peças e eventos para crianças, é cenário de oficinas de humor e danças, quer organizar festas e muitos mais eventos e encontros. E agora o punch line: abre ao final da tarde e só fecha de madrugada, sempre com comes e bebes disponíveis.

Esta nova casa da comédia já foi conhecida por outros predicados: nos últimos tempos já acolheu o Arte & Manhas ou a Sagrada Família. O passado fica lá atrás e agora, remodelado e de cara lavada, o espaço apresenta-se com outro espírito.

Logo à entrada, todos os olhares se fixam nos pontos centrais da festa: um microfone, um banco. É tudo o que o artista precisa para dar show aqui. Este é o palco Laura Alves. Mas há outra lenda homenageada. Lá em baixo, na cave, outra sala, com as paredes corridas a posters e recordações, e mais um palco, baptizado de Herman José, o homem que mudou o humor de Portugal.

É ainda com humor e amor que se lembram duas lendas internacionais desta arte com forte tradição americana: para a casa de banho das mulheres procure o retrato de Joan Rivers, para a dos homens o de Robin Williams. De certeza que eles teriam achado graça.

“Isto começou há quatro anos”, conta Pedro Leite, da produtora Cena de Eventos, “quando abrimos o Villaret Comedy Club — um pequeno espaço no teatro homónimo — para dar lugar a pessoas que não tinham onde actuar”. Pelo meio as televisões elevaram muitos comediantes do stand up a estrelas e nasceu ainda o festival de comédia VillaRi-te, que este ano também passará por aqui. Todas estas gargalhadas desaguam agora no projecto do Lisboa Comedy Club.

O “clube” aqui não é em vão, espera-se um local onde espectadores e artistas se cruzam na noite, um ambiente também familiar, próximo. E onde não se vai só ver um show e partir, que o horário geral vai das quatro da tarde às quatro da manhã (o que o coloca logo na lista de ouro de alternativas para a madrugada): há menu completo, que passa por pratos de substanciais hambúrgueres, cachorros, wraps, sandes e tostas, queijos e enchidos, sobremesas e mais. Tudo “rápido mas bom” (“Isto pode não parecer muito importante mas o hambúrguer principal tem 200gr de carne”, diz-nos Pedro. “É importante, é, Pedro”, sorrio eu). Não faltam também eficazes selecções de vinhos, cervejas e, obviamente, bebidas espirituosas.

“Temos sempre algo para entreter as pessoas”, resume-nos. “Os espectáculos começam à quarta-feira com o Open Mic, onde toda a gente pode participar. Às vezes saem tiros pela culatra…”. Mas isso também faz parte do show.

Nome
Lisboa Comedy Club
Local
Lisboa, São Sebastião da Pedreira, Avenida Duque de Loulé, 22
Telefone
213520742
Horarios
Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira e Sexta-feira das 16:00 às 04:00
e Sábado das 12:00 às 04:00
e Domingo das 12:00 às 20:00
Website
http://lisboacomedyclub.pt/
--%>