Ou seja, as Castas vêm da vasta lista de vinhos aqui apresentados, com o Douro a dominar; os Pratos são da região duriense: “apesar de a nossa região não ser muito rica gastronomicamente, tem produtos bons” - a base é tradicional, o toque de modernidade é adorno (“mais do que moderno é típico”), tudo servido pelo chef Tiago Moutinho, que aqui está desde o início.
Se o antigo armazém cativou logo pela beleza exterior, o interior foi uma “surpresa”, pelas madeiras - os adjectivos abundam: “lindíssimas, fabulosas”. A intervenção foi realizada para potenciar o que foi encontrado e não podia ser de outra forma: primeiro pela obrigação de manter a integridade da fachada, por exemplo, depois pelo próprio desejo dos proprietários.
Assim, a madeira é omnipresente nos dois andares (em mezanino) do Castas e Pratos, na estrutura e no mobiliário, e as cores não fogem a essas tonalidades. O resultado é irremediavelmente contemporâneo, discreto por opção e confortável por inevitabilidade.
O rés-do-chão é dedicado à garrafeira que se alinha por detrás de armários com portas de “rede” de metal e ao bar - algures entre wine bar e tapas bar - que se exibe numa série de mesas altas dispostas juntas como se de um grande balcão se tratasse (acompanhado de cadeiras a condizer) a promover a convivialidade; o primeiro andar é reservado ao restaurante e, na parede do fundo, a fotografia de carris que a ocupa transmite sempre a ideia de viagem. Que está, afinal, no ADN de um espaço ligado aos comboios.
- Nome
- Castas & Pratos
- Local
- Peso da Régua, Peso da Régua, Avenida José Vasques Osório
- Telefone
- 254323290
- Horarios
- Todos os dias das 12:30 às 15:00 e das 19:30 às 22:30
- Website
- http://www.castasepratos.com/
- Preço
- 40€
- Cozinha
- Portuguesa Contemporânea