Fugas - restaurantes e bares

  • Fernando Veludo/NFactos
  • Fernando Veludo/NFactos
  • Fernando Veludo/NFactos
  • Fernando Veludo/NFactos
  • Fernando Veludo/NFactos
  • Fernando Veludo/NFactos
  • Fernando Veludo/NFactos
  • Fernando Veludo/NFactos

Continuação: página 2 de 2

Bons olhos a vejam, dona Oliva Palito

A cortiça é, aliás, um dos elementos fortes na decoração da cafetaria, que quis apresentar-se ao mundo com um conceito criativo e um design diferenciador. A Sofalca, empresa de isolamentos, revestimento e mobiliário em aglomerado negro de cortiça, entrou em acção e revestiu o balcão e a parede do palco dos concertos com cortiça mais escura. Os candeeiros também são de cortiça mais clara e há bancos forrados a pele de sobreiro. À venda estão ainda azeites, vinagres, bolachas, chás e vinhos de várias regiões e expostos numa montra ao lado esquerdo da entrada.

Esperança Almeida respeitou a história e levou pedacinhos da Oliva para o seu espaço. Manteve o chão de cimento, sem qualquer revestimento que lhe esbatesse aquela cor. Colocou uma salamandra e um velhinho ferro a carvão da marca Oliva na cafetaria e nos tampos de madeira das mesas, cobertos com vidro, estão estampados produtos, máquinas e até o mapa da antiga metalúrgica.

Nas paredes vêem-se fotos de Rui Apolinário que mostram a fábrica depois de deixar de funcionar e antes de se transformar numa incubadora. E com uma incubadora ao pé da porta, Esperança não hesitou e bateu à porta ali mesmo ao lado. Em território de criativos, aproveitaram-se ideias. O projecto de arquitectura de interiores foi então assinado pela equipa da Digitalab, que fez desenhos a pensar numa cafetaria que privilegiasse o convívio entre empresários, criativos e todos os que gostem de passar um bom bocado, com boa música num local não contaminado pelo frenesim do dia-a-dia. O design de comunicação foi comandado pelo Dezaine Studio, as fotos tiradas pelo vizinho André Rocha, designer de jóias e fotógrafo.

Na sua primeira Primavera, Oliva Palito terá uma pequena esplanada, até porque o centro de arte contemporânea fica mesmo ao pé da porta. Dia após dia, Esperança vê a casa crescer. Tenta perceber o que mais agrada aos clientes — os bolos de aveia têm tido muito sucesso —, o que menos sai da sua cozinha, e vai retocando a ementa da cafetaria sem medo de experimentar. Uma coisa é certa: no conceito da Oliva Palito não haverá mexidas. “Quero continuar da mesma forma com alguns concertos e exposições interessantes”, revela.

Nome
Oliva Palito
Local
São João da Madeira, São João da Madeira, Rua da Fundição, 440
Telefone
256004185
Horarios
Segunda a Quinta das 09:00 às 20:00
Sexta-feira e Sábado das 09:00 às 02:30
Website
http://olivacreativefactory.com/
--%>