Fugas - restaurantes e bares

  • Fernando Veludo/NFactos
  • Fernando Veludo/NFactos
  • Fernando Veludo/NFactos
  • Fernando Veludo/NFactos
  • Fernando Veludo/NFactos
  • Fernando Veludo/NFactos
  • Fernando Veludo/NFactos
  • Fernando Veludo/NFactos

Bons olhos a vejam, dona Oliva Palito

Por Sara Dias Oliveira ,

Uma cafetaria na antiga fábrica da Oliva que homenageia com estilo e trocadilho as memórias da metalúrgica de São João da Madeira. Há petiscos, música ao vivo, produtos de design. E há muita cortiça, entre sinais da velha fábrica. Tudo a assentar que nem uma luva na Oliva Palito.

Primeiro o nome, depois o conceito — embora na génese da ideia de negócio tenha sido ao contrário, primeiro o conceito e o nome adaptar-se-ia ao lugar em questão. Esperança Almeida pediu à cunhada designer uma ajuda no baptismo na primeira vez que vestiu a pele de empresária.

Se a cafetaria iria abrir na antiga metalúrgica Oliva, nesse portento da arqueologia industrial portuguesa, o nome da fábrica não podia ser ignorado. Pois não podia. “Oliva tem a ver com o espaço, com o conceito da casa”, explica. Oliva era, portanto, ponto assente e Palito colar-se-ia a ele como uma lapa, não à força, mas de forma natural. Não só porque Oliva estava mesmo a pedi-las, e o apelido da namorada de Popeye Olívia Palito encaixaria ali que nem uma luva, mas também porque os petiscos iriam surgir na ementa. E há petiscos, como se sabe, que pedem palitos.

Oliva Palito abriu em Novembro na antiga zona de fabrico da Oliva, em São João da Madeira. Onde antes eram moldadas banheiras e torneiras, agora existe uma incubadora de negócios criativos, um centro de arte moderna, uma escola de dança e a cafetaria de Esperança — que se despediu do trabalho para concretizar um projecto que andava a marinar na sua cabeça há algum tempo.

Num lugar não muito generoso em termos de metros quadrados, conseguiu a proeza de um três-em-um decorado com muito bom gosto: uma cafetaria com petiscos, uma loja de produtos de design (e não só) e ainda uma área para concertos aos fins-de-semana, dias em que as portas ficam abertas até mais tarde com grupos de música mais rock n’roll. Durante o dia, a música é calma, serpenteia entre o soul e o funk, para que as palavras dos clientes não sejam engolidas ou abafadas. “É um espaço diferenciador, com ambiente calmo que transmite paz e tranquilidade e que muda ao fim-de-semana com concertos. É um espaço acolhedor em que as pessoas se sentem bem”, explica a responsável.

Esperança Almeida colocou ao centro a mesa maior e chamou-lhe o espaço social — uma espécie de mesa de reuniões de empresários que não querem viver fechados em gabinetes, ou da malta jovem que tem “cenas para combinar”, ou de criativos que querem partilhar ideias. Oliva Palito pensa nesta gente e não só. Numa parte, com azulejos que forram a parede, há mesas para dois, as chamadas namoradeiras propícias às conversas do coração e do amor.

O cardápio levou o seu tempo a ser preparado. Oliva Palito quer que os pratos que coloca na mesa cheirem e tenham o paladar da comida lá de casa. Serve pataniscas de bacalhau, filetes de atum, prato de queijos e presunto, moelas, rojões, bruschettas variadas. Tem dois pratos do dia para refeições ligeiras, tem vinho e espumante a copo. Tem bolos de canela, biscoitos, cheesecake, scones, bolo de chocolate caseiros. E tem bolinhos de aveia que se tornaram numa espécie de imagem de marca da cafetaria. Tem também vários chás, chá branco dos Himalaias, chá verde pérola do Oriente, chá anti-stress. Tem alguns produtos à venda, na sua maioria feitos com cortiça: bules e chávenas, porta-revistas e porta-garrafas, frapés, bases, fabricados nas empresas do grupo Amorim, no concelho vizinho de Santa Maria da Feira.

Nome
Oliva Palito
Local
São João da Madeira, São João da Madeira, Rua da Fundição, 440
Telefone
256004185
Horarios
Segunda a Quinta das 09:00 às 20:00
Sexta-feira e Sábado das 09:00 às 02:30
Website
http://olivacreativefactory.com/
--%>