Fugas - restaurantes e bares

  • Diogo Batista
  • Diogo Batista

Continuação: página 2 de 2

Gin e tapas numa casa de amigos

A tradição, está claro, não mora aqui, e a “heresia” estende-se à sugestão do acompanhamento com gin, deixando de lado a cerveja: “Com o gin não ‘pesa’ tanto e é mais refrescante”, justifica Jorge. Outro produto incontornável são os camarões ao alho, a tapa com que participaram na Rota das Tapas Estrella Damm, no final de Maio e que, consideram, ajudou a colocá-los no mapa dos portuenses. “Um amigo, chef, disse-me que lhe tiraria um pouco da pimenta caiena. Mas se eu tirar ficam iguais a quaisquer outros, podem comer-se em qualquer sítio”, defende Jorge.

E nem em todos os sítios “se entra cliente e se sai amigo”, o lema deste Oporto GT Baixa. Pode não ser original, mas é cultivado com afinco. O resultado já é visível na decoração — na verdade, é o que mais sobressai no espaço estreito e comprido q.b., parede de pedra de um lado, o outro com estante estreita de madeira (montra de garrafas de gin vazias e fotografias do bar “original” em Leça), que preenche a parede acima do sofá que a corre toda até ao balcão (diante deste várias mesas se alinham) —, onde abundam os cachecóis de clubes e selecções nacionais, alguns resultado de intercâmbios com adeptos de vários cantos do mundo (um “velhinho” do Eintracht de Frankfurt e um de 30 anos do Athletic de Bilbao estão entre as jóias da coroa das permutas).

O futebol como ponte assumida entre os clientes e o Oporto GT Baixa (que, sim, tem televisão, sintonizada no futebol quando é caso disso — nessa altura, há posters a anunciar os jogos em cartaz) mas não a única. A outra será epistolar e também será exibida nas paredes e o futuro aqui está dependente de se encontrar o design certo para os postais do Oporto GT, que serão entregues aos turistas para que os enviem de volta a casa. A ideia é inspirada no Peter’s Café e encaixa perfeitamente nesta casa de amizades. “Alguns já deixaram morada para que enviemos os postais quando os tivermos e eles remetem de volta”, contam entre sorrisos, “e normalmente as moradas são acompanhadas de convites para visitas”. Se calhar não são convites vãos: de um dos clientes já chegou uma encomenda com uma surpresa: garrafa de gin e 16 de água tónica que não se vendem em Portugal.

Nome
Oporto GT Baixa
Local
Porto, Vitória, Rua Sá de Noronha, 45
Telefone
912008587
Horarios
Todos os dias das 13:00 às 02:00
Website
https://www.facebook.com/gt.ginetapas
--%>