Fugas - restaurantes e bares

Wine Not? Os vinhos de Ermelinda Freitas já moram no Chiado

Por Alexandra Prado Coelho ,

Um restaurante reinventou-se e Lisboa tem agora uma embaixada dos vinhos da conhecida produtora de Setúbal – para beber no local ou comprar e levar para casa.

Leonor Freitas, produtora de vinhos de Setúbal, não conhecia o casal João e Rute Ribeiro, mas quando os dois lhe apareceram propondo que o restaurante que tinham em Lisboa passasse a ser a montra dos vinhos da Casa Ermelinda Freitas, ela não hesitou. A empresa iniciada em 1920 por Deonilde Freitas, continuada por Germana Freitas e depois por Ermelinda Freita, mãe de Leonor, não tinha um espaço próprio em Lisboa e a produtora achou que era uma boa oportunidade.

“Existiu entre nós uma empatia muito grande”. Quem conta a história é João Ribeiro. O encontro aconteceu no início do Outono passado e neste momento estamos sentados no novo bar/restaurante Wine Not? no Chiado, onde anteriormente existiu o New Black, o primeiro restaurante de João e Rute.

Foi, explica João, no final Verão de 2015 que começaram a sentir a necessidade de mudar o conceito que tinham há já dez anos. “O New Black funcionava muito para jantares de grupo. E nós achávamos que era tempo de fazer alguma coisa diferente”. Um amigo que conhecia Leonor Freitas pô-los em contacto e em menos de quatro meses o New Back desaparecia e no seu lugar surgia o Wine Not?.

O novo espaço foi decorado com a ajuda da casa produtora de Setúbal: um candeeiro feito com garrafas, outros, junto ao balcão, com barricas de vinho, as portadas das janelas transformadas em garrafas que rodam. Os empregados receberam formação para conhecer melhor os vinhos que aqui se servem e a carta foi pensada para que o que sai da cozinha harmonize com as várias ofertas que a Casa Ermelinda Freitas tem no seu catálogo.

Como ao longo dos anos tinham conquistado clientes habituais para almoços, João e Rute decidiram manter o prato do dia (sopa, uma sugestão de peixe e outra de carne) para essa hora, embora a restante carta esteja também disponível todo o dia. E nessa carta, explica João Ribeiro, quiseram introduzir algumas coisas que fizessem a ligação a Setúbal e aos vinhos da região, como a manteiga e os queijos de Azeitão, ou as tortas de Azeitão para sobremesa.

Não têm toda a gama de vinhos da Casa Ermelinda Freitas, mas das 68 referências desta têm para já 28 – com a vantagem, sublinha João, de funcionarem também como loja, pela qual qualquer pessoa a caminho de casa ou de um jantar de amigos pode passar para comprar uma garrafa “a um preço mais barato que o dos supermercados”.

A carta está dividida em “momento de espera”, “para começar”, “para saborear” e “para adoçar” e para cada um existem algumas sugestões de vinhos mais indicados para acompanhar. A aposta são os petiscos (entre os 4 e os 5 euros) que incluem, por exemplo, ovos mexidos com cogumelos e espargos, cogumelos salteados com cenoura, abobrinha e feijão-verde, salada de polvo, chips de mandioca, batata-doce e beterraba ou croquetes artesanais com emulsão de mostarda Dijon.

Na secção “para saborear” há opções entre os 5 e os 10 euros, que vão do requeijão de Azeitão com ovas de salmão e funcho aos crocantes de queijo de cabra com salada de rúcula, mel de rosmaninho e nozes ou ainda linguicinha salteada com cogumelos e Moscatel. A sugestão é que a sobremesa seja acompanhada por um Moscatel de Setúbal e que, quem quiser ficar depois disso, continue a noite com uma aguardente velha. Da Casa Ermelinda Freitas, claro.

Nome
Wine Not?
Local
Lisboa, Mercês, Rua Ivens, 45
Telefone
916360626
Horarios
Segunda a Sábado das 11:00 às 00:00
Preço
20€
--%>