Segue-se o peixe do dia, perdão, o “peixe da noite” que, desta vez é robalo, em azeite de alecrim, amaranto e quinoa, saladinha de aipo, pimentos, cenouras e mussolini de anchova (19 euros), muito agradável. Por fim vem o lombinho de veado assado, risotto de ragú de cogumelos e molho de uva preta e Porto (21 euros) que António, o empregado de mesa, apelida de “genial”. Tem razão, a carne desfaz-se e o risotto é fantástico.
A apresentação dos pratos também tem o seu impacto – toda a louça foi criada a pensar nos conteúdos, uma espécie de concha que traz o peixe da noite.
As sobremesas também são diferentes das tradicionais: há um abacaxi e coco grelahdo com creme de lima, massa filo, gelado de caril e raspas de lima (9 euros) que pode ser servido com Piña Colada, mas que no nosso caso, vem com um vinho seco de Carcavelos. Há uma suave “Lady Grey” que consiste num milfolhas com creme de alfazema com mirtilhos e pétalas de violeta (9 euros) que pode ser servido com vodka, chá frio Earl Grey, alfazema e mel; mas continuamos com o Carcavelos. Também há “froota” (fruta da época, 5 euros).
Já é tarde, passaram mais de quatro horas de conversa e descoberta de novos sabores e ingredientes como as flores. António pede-nos desculpa, mas temos apenas mais cinco minutos antes de fechar. É então que descobrimos a Sé toda iluminada.
- Nome
- The Insólito
- Local
- Lisboa, Mercês, Rua de São Pedro de Alcântara, 83
- Telefone
- 211303306
- Horarios
- Terça-feira e Quarta-feira das 18:00 às 00:00
Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado das 18:00 às 01:00
- Website
- http://theinsolito.pt
- Preço
- 45€
- Cozinha
- Fusão