“Estando numa zona muito local, tentamos conectarmo-nos com a comunidade daqui. Na nossa cabeça, o nosso público são pessoas jovens e independentes, que começaram uma carreira profissional e que já não vivam com os pais, mas escolheram viver no centro da cidade. Que desfrutam da vida nocturna”, descreve Mickey. Não esconde a surpresa que ainda tem por o espaço ser também procurado por turistas, pelas “pessoas que procuraram esta parte da cidade para visitar, porque querem ver um bocado mais do que a maioria vê.”
As escolhas dos clientes vão variando com os dias, com as horas e com o calor. Mas os vinhos, servidos ao copo ou vendidos à garrafa, são o que mais tem saída, independentemente da disposição dos dias. Há seis vinhos — tintos, brancos e rosés — no menu e dois tipos de Vinho do Porto.
Em alguns dias de sorte, há sangria, tinta ou branca, produzida na casa. Mas para quem não se fica pelas bebidas mais comuns, há uma lista de oito cocktails que juntam o mais convencional, numa inconvencional mistura. Exemplo dado pelo Terraplana Café, com licor Patrón XO Cafe, vodka Ketel One e café expresso. E se há cocktails de inspiração mexicana (Mortos-vivos Margarita com tequila e licor de cereja) ou britânica (Jamaican Mule com rum e cerveja de gengibre), não escapa a influência do Vinho do Porto no cocktail Senhora da Hora, feito com Grahams, rum Havana Club, licor Grand Marnier e lima.
Quando o sol aperta na espalhada traseira do Terraplana, o público vira-se para os finos e a variedade é muita: à pressão há Budvar, Paulaner Weissbier, Leffe Brune e Brew Dog IPA e treze tipos de cerveja de garrafa, para todos os gostos, de Duvel e Erdinger às artesanais portuguesas Sovina e Lindinha Lucas. “A cerveja tem sempre muita saída”, não estivéssemos no Porto, repara a funcionária ao balcão.
Ela vai enchendo um copo de vinho que foi pedido e na outra ponta do balcão, Jason, filho de um dos donos, mete ao forno a pizza de presunto e rúcula que acabou de preparar. Esta é uma dos seis pratos italianos que o bar (feito restaurante) tem para oferecer.
Mesmo ao domingo, o movimento é intenso, ainda que à entrada nada o faça prever. A esplanada, escondida e acolhedora nas traseiras do edifício — onde chegamos por umas escadas estreitas — está cheia de pessoas e de conversas. Grupos de amigos misturam-se nas mesas compridas, virados para o palco. Há casais encostados mais ao fundo, junto à janela, que dá para o espaço interior, onde os sofás se estendem ao fim do papel de parede com guaxinins, preguiças, lontras e esquilos.
- Nome
- Terraplana: Café & Cocktail Bar
- Local
- Porto, Bonfim, Av. Rodrigues de Freitas, 287
- Telefone
- 0
- Horarios
- Terça-feira, Quarta-feira e Quinta-feira das 12:00 às 00:00
e Sexta-feira das 12:00 às 03:00
e Sábado das 17:00 às 03:00
e Domingo das 17:00 às 00:00