Fugas - restaurantes e bares

  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido

Continuação: página 2 de 2

O gelato italiano chega ao Porto com sabor a Norte

A aposta das duas arquitectas passa também por desmistificar a ideia de que o gelado é uma guloseima e de que é muito calórico. “O gelado italiano não é bem assim”, nota Ana. “Um gelado industrial tem 20 ou 30% de gordura. Um gelado italiano tem, no máximo, 10%. Não é um produto assim tão mau quanto isso. Aliás, em Itália, até é considerado um produto extremamente nutricional”, explica.

A produção é adaptada consoante os produtos e as frutas da época, para que o gelado seja sempre produzido a partir de ingredientes naturais. “Queremos ter sabores que sejam de cá, frutas portuguesas, de preferência o mais perto possível, de produtores locais para ir directamente à origem. O nosso mirtilo é biológico do Douro”, explica a arquitecta.

A Gelataria Portuense oferece 22 sabores. Seis deles são “de colecção”, por serem criados pela casa e variarem consoante os produtos que certa estação do ano dá. A cozinha é uma autêntica sala de experiências de sabores que valem a este espaço o título de “gelataria laboratório.”

Para os indecisos que se deparam com a difícil tarefa de escolher um só sabor de gelado, a gelataria criou um menu de degustação, em doses mais pequenas para que se possam experimentar vários sabores.

As duas arquitectas apostaram também em produtos aptos para veganos e para celíacos. O gelado será servido acompanhado com a informação nutricional e com a descrição dos ingredientes. “Queremos dizer às pessoas aquilo que elas estão a comer”, refere Ana Ferreira.

Para além de recorrerem aos produtos portugueses, as arquitectas admitem que têm recorrido a produtos italianos “porque o mercado do gelado ainda não está muito desenvolvido, por isso não há concorrência”. Os cones, por exemplo, chegam de Itália.

Como os gelados são feitos com produtos naturais, a durabilidade é mais reduzida. Para escoar a produção do dia, a gelataria tem, entre as 18h e as 21h, a happy hour, período durante o qual é oferecido um desconto de 25% a quem for buscar gelado para levar para casa. 

E se o gelado é também um produto muito associado ao Verão, o objectivo das duas arquitectas é que o produto comece a ser mais consumido durante o Inverno e que as pessoas ganhem o hábito de ir à gelataria comprá-lo para levar para casa, o que acontece muito com os gelados que se vendem nos supermercados.

Apesar da “invasão” de turistas que a cidade sofre nesta altura, Ana Ferreira quer ter “a gelataria para as pessoas de cá”, um local onde os portuenses possam voltar sempre que quiserem um gelado.

Texto editado por Sandra Silva Costa

Nome
Gelataria Portuense
Local
Porto, Santo Ildefonso, Rua do Bonjardim,136
Telefone
222 423 223
Horarios
Domingo, Segunda-feira, Terça-feira e Quarta-feira das 11:00 às 21:00
Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado das 11:00 às 00:00
--%>