Ainda nos peixes, tem uma caldeirada – “adorava fazer de peixe do rio mas ainda não fiz” – que começou por ser com pescada de anzol e agora é com raia; e pratos como o fricassé com dourada, bivalves e gnocchi negros; lingueirão, arroz e coentros; ou polvo, batata-doce e coentros.
Mas se o final do Verão pedia sabores mais frescos como o tomate, quando o Outono chegar vai haver no Garrett o tradicional cozido de grão que faz história no Sociedade, e que fará companha a pratos como o osso buço com espargos, o coelho com arroz e pickles de cenoura ou o cachaço de porco com ervilhas e linguiça, que é “uma adaptação das ervilhas com ovos escalfados, servido com alface” porque Leopoldo lembra-se de comer a alface com o molho das ervilhas e de achar uma delícia.
Para além do serviço à carta, existem três menus: o D. Maria II “em 3 pr(atos)” por 24 euros, o “Almeida Garrett, “em 5 pr(atos)” por 36 euros e o menu “Bora lá ao teatro” com o preço de 19 euros mas que implica a apresentação do bilhete do espectáculo do dia. Ao almoço, existem as opções de menu a 7,5 euros, 10 euros ou 12,5 euros.
Para quem quiser só comer alguma coisa mais leve, na versão café, existe uma variedade de ofertas ligadas ao pão – e, sobretudo, como não podia deixar de ser, ao pão alentejano, que pode ser servido com presunto de vaca ou de pato, enchidos de porco preto ou simplesmente tomate. Para além do hambúrguer e da bifana com bochecha de porco preto panada e agrião, há versões várias de bolo do caco, uma das quais com bacalhau e ovo.
As sobremesas são algumas das já conhecidas no Sociedade, da mousse de chocolate à pannacotta com ruibarbo ou frutos vermelhos, passando pelo delicioso pudim de noz da Joana.
- Nome
- Café Garrett
- Local
- Lisboa, Santa Justa, Praça D. João da Câmara (Teatro Nacional D. Maria II)
- Telefone
- 21933532
- Horarios
- Domingo, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado das 12:00 às 00:00
- Preço
- 20€