Entre tudo isto, recuperou-se mobiliário antigo — mesas de suporte de ferro e tampos transparentes com rebordo dourado, cadeiras de traça clássica onde o tempo deixou marcas de charme, sofás verdes e bordeaux que são ilhas de conforto, tapetões que podiam ser persas — e as paredes tornaram-se repositórios da história do desporto. Há fotos, muitas, a preto e branco sobretudo, posters devidamente emoldurados — a sala “do meio”, diríamos que o coração do Clube, é conhecida pelos responsáveis como a “sala das 300 molduras” e é também o local onde o DJ “oficia” —, há equipamentos de vários desportos (tabela de basquetebol, bicicleta e até um quadro imenso com as bolas de cada desporto), camisolas de várias equipas — especial destaque para a do primeiro equipamento oficial da equipa de râguebi do CDUP (há um canto só em homenagem a esta equipa e um televisor dedicado a passar jogos dela) e uma camisola original do jogo de Portugal contra os All Blacks (Nova Zelândia) em 2007.
Depois, não podemos esquecer os dois bilhares, originais do Ateneu (como muito do mobiliário: foi recuperado pelos responsáveis do Clube que agora tem o usufruto), na “última” sala, digamos, também sala de fumo, de jogo de setas e que em breve terá um bar secundário. Porque o principal está na sala de entrada — que nos recebe com as (bem-humoradas) “regras da casa” — onde uma mesa sólida de madeira comprida evoca o antigo café onde a equipa de râguebi do CDUP se reunia (veio de lá). O balcão, esse, é apetecível: maciço, servido por cadeiras altas confortáveis, perfeito para praticar alguns dos desportos favoritos dos pubs: tomar algo (já dissemos que não é tarefa fácil? A escolha é abundante, começando na cerveja, muita dela artesanal) enquanto se conversa com o barman ou se põe o olho numa das duas televisões que aqui espreitam.
Ou então comer. Essa não é uma questão menor no Clube Porto Rugby, onde até se organizam jantares de grupo: informais (com buffett) e formais (nesta situação, os convivas transferem-se para uma sala ao lado, a biblioteca do Ateneu e encontram-se rodeados de livros e bustos antigos). Entre as especialidades que aqui se podem comer cabe muito: desde os hambúrgueres em várias declinações às pub fries (um petisco bem contundente: bacon, presunto, ovo, mozarella gratinada) e ao camarão ao alho, passando por uma série de snacks (tostas, sandes, rolinhos de pizza, chouriço, rissóis) que asseguram que ninguém passará fome. E, no final, perceberemos por que é que a terceira parte é a melhor parte do râguebi. Essa e as happy hours diárias (até às 21h) e durante jogos.
- Nome
- Clube Porto Rugby
- Local
- Porto, Sé, Cave do Ateneu Comercial do Porto - Beco de Passos Manuel
- Telefone
- 912 080 150
- Horarios
- Domingo, Terça-feira e Quarta-feira das 17:00 às 00:00
Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado das 17:00 às 02:00
- Website
- www.facebook.com/clubeportorugby