Fugas - restaurantes e bares

  • Fábio Augusto
  • Fábio Augusto

Jantar num autocarro nos céus de Lisboa

Por Alexandra Prado Coelho ,

A Cafetaria Village, em Lisboa, começou a servir também jantares todas as sextas-feiras e sábados

Passamos o portão que dá acesso à Estação de Santo Amaro, em Alcântara, Lisboa, e avançamos por entre os edifícios até ao fundo. À nossa esquerda, carris enferrujados empilhados uns sobre os outros. Ao fundo, um autocarro desponta entre as nuvens. É para aí que vamos.

A Cafetaria Village, que pertence ao projecto Village Underground Lisboa, situado dentro deste espaço pertencente à Carris (e onde se pode visitar também o Museu da Carris), não é uma novidade na cidade. Já muita gente por ali passou para almoçar, tomar um brunch ou participar em algum dos jantares especiais que ali foram sendo organizados. 

A notícia é que desde o início de Dezembro a Cafetaria Village serve também jantares todas as sextas-feiras e sábados. Ou seja, pode-se jantar num autocarro que se ergue contra os céus de Lisboa, assente sobre um dos contentores cheios de desenhos coloridos que compõem o Village Underground, espaço de coworking com ligação às indústrias criativas. 

Todas as semanas haverá um menu diferente, dividido por regiões do mundo — foi esta a proposta de Martim Fevereiro, que faz habitualmente caterings e que será o responsável pelos jantares na Cafetaria Village. O primeiro fim-de-semana (que já passou) teve como tema a América, com moqueca de camarão e arroz selvagem ou chili com carne com basmati de coentros. Há sempre também um prato vegetariano, que neste caso foram empanadas veggie com esparregado de cenoura e beterraba. 

Este fim-de-semana é dedicado a África, com frango à angolana com esparregado ou moamba de peixe com basmati de coentros e uma opção vegetariana de seitã com molho de coco e óleo de palma. Na próxima semana a estrela será a Ásia, com caril de frango com basmati de coentros, tataki de atum com molho de lima e soja com batata doce, e legumes salteados com chutney de manga e esparregado de brócolos. 

Na última semana de Dezembro chega a vez da Europa, que se apresenta sob a forma de lombinhos de porco Wellington com batatinhas no forno com paprika, bacalhau com broa e farinheira e ratatouille com couscous de açafrão. Nos meses seguintes, a ordem dos continentes irá rodar. 

Foi há cerca de dois anos que Mariana Duarte Silva e Tom Foxcroft decidiram criar em Lisboa um projecto semelhante ao Village Underground que existe em Londres. “A ideia em Londres foi ter espaços de coworking aproveitando antigas carruagens de metro desactivadas”, conta Mariana. 

Em Lisboa, pensaram os dois sócios, o que faria sentido seria utilizar eléctricos. Perguntaram à Carris se havia essa possibilidade, mas não havia. No entanto, foi-lhes apresentada uma alternativa: e porque não um autocarro? Sim, porque não? Hoje — e desde Junho de 2014 — têm não um, mas dois autocarros de dois andares plantados em cima de contentores. O interior foi transformado pela artista plástica Joana Astolfi, que ajudou na adaptação que implicou ali instalar uma cozinha completa, mantendo ao mesmo tempo o estilo original que nos transporta de volta aos anos 1960. 

A cafetaria surgiu inicialmente para que quem trabalha nos contentores tivesse um lugar para tomar o pequeno-almoço e almoçar, mas abriu-se ao público em geral que ali quisesse ir comer num lugar original e com vista privilegiada para a Ponte 25 de Abril. O outro autocarro, “estacionado” num contentor mais à frente, é alugado para reuniões de empresas ou de grupos e, tendo um ecrã, serviu também já para uma noite especial com sessão de cinema programada pelo crítico Rui Tendinha e jantar, na cafetaria, feito pelo chef Tiago Bonito. 

Nome
Cafetaria Village
Local
Lisboa, Alcântara, Rua Primeiro de Maio, 103
Telefone
911 115 533
Horarios
Sexta-feira e Sábado das 20:00
Domingo, Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado das 12:00 às 18:00
Website
https://www.facebook.com/cafetariavillage/
--%>