Conceitos a saber. Primeiro: temaki, designação de cone feito com a mesma escama do sushi e enchido com arroz, peixe cru e outros ingredientes. Segundo: koni, uma invenção com base no temaki, que mistura sabores menos comuns como salmão com ervilhas crocantes e pasta de alho francês, e tem também uma versão doce. Terceiro: konimen, os peritos que confeccionam o Koni na hora, numa bancada à frente do cliente.
A Koni Store, que abriu no início deste mês em Lisboa no belo edifício dos mosaicos maçónicos da Rua da Trindade, trouxe consigo uma nova linguagem, mas também um novo sabor. Aos tradicionais rolos de sushi japoneses, junta temakis com mais de 20 variedades de recheio possíveis, além dos konis doces, como o de morango com nutella, ou aqueles que já foram inventados em Portugal - o de morango com iogurte e o de manga com hortelã.
O segredo da Koni Store, que a fez conquistar fama no Brasil, onde tem já 36 lojas, é a mistura de três conceitos aparentemente pouco semelhantes: a restauração tradicional, o fast-food e o ambiente lounge. Do primeiro, conserva o serviço à mesa e a preocupação com a qualidade dos produtos, que levou a marca a restringir-se em Portugal a apenas três fornecedores de peixe.
Paralelamente, deixou-se influenciar pela lógica da comida rápida, mantendo o informalismo do espaço, os preços mais acessíveis do que num restaurante japonês tradicional e o horário alargado. Tudo isto envolto num som chill out e num estilo lounge, que privilegiou um espaço pequeno, com sete mesas, espelhos a rasgar as paredes e uma cor de eleição, que, como não podia deixar de ser, é aquele laranja do peixe cru usado na confecção dos temakis e rolos de sushi. À noite, os focos de luz cor-de-laranja dão ao espaço um ambiente de bar, onde se pode petiscar depois de uma ida ao Teatro da Trindade, mesmo ali ao lado, ou depois de beber um copo no Bairro Alto.
Todo o espaço foi desenhado à imagem e semelhança das mais de três dezenas de Koni Stores espalhadas pelo Brasil. A primeira nasceu no famoso bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, depois de três jovens terem tido uma ideia original. Em 2006, depois de mais um dia de praia, este grupo de cariocas tinha vontade de petiscar algo saboroso e saudável, mas não havia nenhuma opção à vista. Foi então que se lembraram de pegar nos temakis - que já existiam em vários restaurantes japoneses em São Paulo -, e de dar-lhes uma nova vida sob o nome de Koni.
Em apenas ano e meio, já havia 20 lojas da marca e o sucesso do negócio era tanto que atraiu o apetite de um grande grupo brasileiro. Em 2008, a Koni Store passou a fazer parte do grupo Umbria, que tem também o negócio brasileiro da Domino''s, a cadeia de pizzaria norte-americana. Agora, decidiu ir pela primeira vez para fora e o país escolhido foi Portugal. Curiosamente, tal como aconteceu no Brasil, tudo começou com três jovens.
Três gestores
Francisco Vasconcelos, madeirense, António Mendonça Alves e Diogo Saraiva Ponte, ambos lisboetas. Todos com 29 anos, todos colegas da licenciatura em Gestão na Universidade Católica de Lisboa. Diogo trabalhava e continua a trabalhar na banca de investimento. António ocupa-se de um negócio familiar na área da distribuição farmacêutica. Francisco era director de marketing na GE Money e, agora, é konimen a tempo inteiro.
Foram estes três jovens que decidiram trazer a Koni Store para Portugal. Já durante o curso tinham pensado lançar-se num negócio inovador, mas, naturalmente, tinham pensado na área da tecnologia. Foi então que ouviram falar da Koni. Apesar da pouca experiência que tinham no negócio da restauração, conseguiram passar por cima de outras propostas e convencer o grupo brasileiro Umbria a expandir a Koni para Portugal.
"A procura internacional pela marca tem sido enorme", revela Edwin Siqueira, o responsável internacional da Koni, que está actualmente em Portugal a ajudar a lançar a nova loja, juntamente com o formador internacional, Alexandre, que começou a carreira na empresa a lavar pratos numa loja no Brasil. Para estar pronto para assumir a liderança da Koni em Portugal, Francisco Vasconcelos esteve quase dois meses no Brasil a conhecer os meandros do negócio.
A loja do Chiado é a primeira, mas a meta é bem mais ambiciosa: espalhar 25 lojas Koni por todo o país, nos próximos cinco anos. Cada unidade, quer própria quer em regime de franchising, renderia 420 mil euros por ano, a que se junta ainda o negócio de catering da empresa.
Atendimento personalizado
Se é um novato nestas coisas do Koni, há uma regra de ouro: deixar que o ajudem. Com apenas dez funcionários e um ambiente acolhedor, a Koni Store aposta precisamente no atendimento personalizado e na confecção do prato à frente do cliente, numa bancada de madeira com uma vitrine, onde se exibem os ingredientes.
Mas há noções que pode já levar à partida. Primeiro, os konis parecem pequenos e incapazes de satisfazer uma gula mais exigente. Mas não são. Como estão muito recheados e apostam em sabores fortes, acabam por enganar e satisfazer mais até do que deviam. Além disso, a Koni está aberta aos almoços, lanches e jantares e, por isso, a escolha dependerá um pouco da hora e da fome que aperta.
Os temakis e os rolos de sushi são uma boa opção para os almoços e jantares, que podem ser complementados com entradas deliciosas, como o hot kube (cubos crocantes de salmão, queijo e cebola) ou o shiitake (cogumelos marinados).
O menu de dois konis, acompanhado de bebida, fica, por exemplo, por 8,50 euros à hora do almoço. Ao jantar, a despesa média andará entre os 9 ou 15 euros. Nas mesas, estão já vários frascos com molhos - o de soja normal ou com wasabi e o doce teriaki -, que pode ir deitando para dentro dos konis.
Aos lanches, se for guloso, o melhor mesmo é nem pensar nas calorias a mais e aventurar-se num koni doce, cujo preço ronda os dois euros. Em breve, a loja do Chiado terá uma esplanada voltada para o Largo Bordalo Pinheiro, mas, por enquanto, se não tiver lugar à mesa, pode optar pelo serviço de take-away.
(Setembro 2010)
- Nome
- Koni Store
- Local
- Lisboa, Lisboa, Rua da Trindade, 28 (Chiado)
- Telefone
- 213462426
- Horarios
- Todos os dias das 12:00 às 23:00
- Website
- http://konistore.pt
- Preço
- 12€
- Cozinha
- Japonesa
- Espaço para fumadores
- Não