Fugas - restaurantes e bares

Pedro Cunha

Do Leblon carioca à conquista do Chiado

Por Ana Rita Faria ,

Três jovens portugueses foram buscar ao Rio de Janeiro uma nova forma de comer comida japonesa. A primeira loja da Koni fora do Brasil tem ambiente de bar à noite e mais de três dezenas de especialidades à disposição.
Do Leblon carioca à conquista do Chiado

Conceitos a saber. Primeiro: temaki, designação de cone feito com a mesma escama do sushi e enchido com arroz, peixe cru e outros ingredientes. Segundo: koni, uma invenção com base no temaki, que mistura sabores menos comuns como salmão com ervilhas crocantes e pasta de alho francês, e tem também uma versão doce. Terceiro: konimen, os peritos que confeccionam o Koni na hora, numa bancada à frente do cliente.

A Koni Store, que abriu no início deste mês em Lisboa no belo edifício dos mosaicos maçónicos da Rua da Trindade, trouxe consigo uma nova linguagem, mas também um novo sabor. Aos tradicionais rolos de sushi japoneses, junta temakis com mais de 20 variedades de recheio possíveis, além dos konis doces, como o de morango com nutella, ou aqueles que já foram inventados em Portugal - o de morango com iogurte e o de manga com hortelã.

O segredo da Koni Store, que a fez conquistar fama no Brasil, onde tem já 36 lojas, é a mistura de três conceitos aparentemente pouco semelhantes: a restauração tradicional, o fast-food e o ambiente lounge. Do primeiro, conserva o serviço à mesa e a preocupação com a qualidade dos produtos, que levou a marca a restringir-se em Portugal a apenas três fornecedores de peixe.

Paralelamente, deixou-se influenciar pela lógica da comida rápida, mantendo o informalismo do espaço, os preços mais acessíveis do que num restaurante japonês tradicional e o horário alargado. Tudo isto envolto num som chill out e num estilo lounge, que privilegiou um espaço pequeno, com sete mesas, espelhos a rasgar as paredes e uma cor de eleição, que, como não podia deixar de ser, é aquele laranja do peixe cru usado na confecção dos temakis e rolos de sushi. À noite, os focos de luz cor-de-laranja dão ao espaço um ambiente de bar, onde se pode petiscar depois de uma ida ao Teatro da Trindade, mesmo ali ao lado, ou depois de beber um copo no Bairro Alto.

Todo o espaço foi desenhado à imagem e semelhança das mais de três dezenas de Koni Stores espalhadas pelo Brasil. A primeira nasceu no famoso bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, depois de três jovens terem tido uma ideia original. Em 2006, depois de mais um dia de praia, este grupo de cariocas tinha vontade de petiscar algo saboroso e saudável, mas não havia nenhuma opção à vista. Foi então que se lembraram de pegar nos temakis - que já existiam em vários restaurantes japoneses em São Paulo -, e de dar-lhes uma nova vida sob o nome de Koni.

Em apenas ano e meio, já havia 20 lojas da marca e o sucesso do negócio era tanto que atraiu o apetite de um grande grupo brasileiro. Em 2008, a Koni Store passou a fazer parte do grupo Umbria, que tem também o negócio brasileiro da Domino''s, a cadeia de pizzaria norte-americana. Agora, decidiu ir pela primeira vez para fora e o país escolhido foi Portugal. Curiosamente, tal como aconteceu no Brasil, tudo começou com três jovens.

Três gestores

Francisco Vasconcelos, madeirense, António Mendonça Alves e Diogo Saraiva Ponte, ambos lisboetas. Todos com 29 anos, todos colegas da licenciatura em Gestão na Universidade Católica de Lisboa. Diogo trabalhava e continua a trabalhar na banca de investimento. António ocupa-se de um negócio familiar na área da distribuição farmacêutica. Francisco era director de marketing na GE Money e, agora, é konimen a tempo inteiro.

Nome
Koni Store
Local
Lisboa, Lisboa, Rua da Trindade, 28 (Chiado)
Telefone
213462426
Horarios
Todos os dias das 12:00 às 23:00
Website
http://konistore.pt
Preço
12€
Cozinha
Japonesa
Espaço para fumadores
Não
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