Tudo depende da perspectiva com que entendemos o nome. Nós, por algum motivo claramente pouco racional, esperávamos que significasse que o gin tinha a companhia de outras bebidas alcoólicas. Mas desenganamo-nos rapidamente: o gin é protagonista único. Logo, os amigos não são do gin, mas nossos; um nome que podia ser um slogan — nós, o gin e amigos, todos reunidos em torno do Hendrick’s da nossa escolha. Sim, não só o gin é o solista, mas é também exclusivo. O Gin&Friends só admite Hendrick’s pois foi assim que nasceu, de uma parceria entre o hotel Holiday Inn Porto Gaia e o clássico-moderno Hendrick’s.
Se agora entramos no Holiday Inn Porto Gaia (que, apesar do nome duplo, é, sem dúvida, bem gaiense) pelo Gin&Friends, rodeados de imagens vintage que são uma das idiossincrasias da marca escocesa de gin, foi porque antes de tudo houve um workshop promovido pela marca. Os clientes do hotel (alguns “residentes”, dada a predominância do segmento corporate) “adoraram” e não se escusaram de o comentar, pedindo, inclusive, mais iniciativas com gin, recorda Mónica Gonçalves, directora-geral do hotel. Com o Verão a aproximar-se e a vontade de os clientes terem um espaço ao ar livre, a ideia começou a ganhar forma. A concretização teve o apoio total da Hendrick’s e o resultado é um bar que não é interior nem exterior, é qualquer coisa de intermédio: aproveitando a arquitectura da entrada do hotel, que proporciona um espaço coberto, acrescentaram-se uns vidros a partes da fachada e esse é o esqueleto do novo bar.
É assim que, sem darmos conta, chegamos ao Gin&Friends, no final da tarde do dia a seguir à sua inauguração oficial (dia 19). Está quase cheio, este bar-esplanada, mas, curiosamente, nas mesas baixas repousam quase só copos de pé alto, de vinho tinto. Não são vendidos no bar exterior, mas no interior, Food&Friends. Pelos idiomas que ouvimos, todos (sobretudo todas, porque são mais as mulheres) são estrangeiros, hóspedes do hotel. Mas este não é um bar fechado, está aberto a todos. “O que fizemos ontem também foi para chamar pessoas de fora [do hotel], da comunidade local”, explica Mónica Gonçalves.
A noite anterior foi um início mas também um fim. A inauguração oficial foi quase um pretexto para uma festa, uma vez que o Gin&Friends já está em funcionamento desde o início de Junho. Um período que poderíamos chamar, e já que estamos num hotel, de soft opening, em que se testaram fórmulas, dinâmicas. Tudo com a assinatura Hendrick’s, que elaborou a carta de gins e deu formação à equipa de como preparar um verdadeiro gin. A responsabilidade não é negligenciável porque, dizem os entendidos, a Hendrick’s revolucionou a forma de servir gin tónico: o limão passou a competir com o pepino, obrigatório num Hendrick’s — para apimentar, rosas de pétalas são também uma opção; e o copo passou a ser largo — não sendo esta uma solução universal, passou a ser uma opção dependendo do cocktail (veja-se a lista de cocktails, seis, com a indicação do copo onde vem servido).
Fim do soft opening, portanto, início do resto do resto da vida do Gin&Friends que pode ter prazo de validade — o Verão, claro — embora esta seja agora uma questão menos linear. O feedback tem sido tão positivo que já há sugestões para o manter todo o ano. “É resguardado”, reflecte Mónica Gonçalves, “e em princípio é possível mantê-lo com aquecedores”. Por enquanto, contudo, não arrisca a fazer previsões para além do final do Verão. E é com um toque estival que foi concebido este espaço, que anteriormente já era servido por sofás e mesas baixas. Não havia, porém, qualquer apoio de bar. Agora há um balcão e a decoração foi reformulada, fazendo uma mescla entre o ambiente vitoriano inspirado no design da marca Hendrick’s (traços carregados de marcas oitocentistas) e uma atmosfera mais solar.
- Nome
- Gin&Friends
- Local
- Vila Nova de Gaia, Santa Marinha, Rua Diogo Macedo, 220
- Telefone
- 223747500
- Horarios
- Todos os dias das 17:00 às 02:00
- Website
- http://www.hotelhiportogaia.com/
- Observações
- Estacionamento fácil.