Fugas - restaurantes e bares

  • Adelaide Carneiro
  • Adelaide Carneiro
  • Adelaide Carneiro

Continuação: página 2 de 2

Comidas de qualidade e sabores supremos

Em recente visita, ao almoço de segunda-feira, a lista oferecia para entradas, além da sopa de legumes (2 euros), bolinhos e pataniscas de bacalhau, croquetes, rissóis, salpicão e presunto, com preços entre os 0,60 e 0,70 euros. Filetes de pescada, cabeça de pescada, salmão grelhado, marmota com arroz de feijão e bacalhau assado na brasa, a custar entre os 9/10 euros para a meia dose e os 16/19 para as doses. E há que dizer que é preciso mesmo um bom apetite para se devorar uma destas meias doses.

Nas carnes, vitela no forno (9/18 euros), caldeirada de cabrito (9/8 euros) e entrecosto de porco grelhado com arroz de feijão (6/12). Provaram-se as pataniscas, o bacalhau na brasa e o entrecosto, tendo ficado com água na boca pelo cabrito em caldeirada que a gulosa clientela tinha já devorado na totalidade. Fofas e sápidas as pataniscas, a sentir-se o bacalhau, cebola e salsa como é de lei. Bacalhau assado servido em louça de barro regional a acentuar o lado rústico do prato. Louro das brasas, bem demolhado e a decompor-se em lascas na companhia de cebola às rodelas, ovo e batata cozidos, azeitonas pretas e bom azeite. Tudo irrepreensível.

Correcto também o entrecosto, com azeite e alho, que acompanhou com saboroso arroz de feijão vermelho. Numa casa onde o melhor da cozinha tradicional é potenciado pelo critério na escolha dos produtos, há pratos que são verdadeiros hinos ao sabor e à simplicidade gastronómica. Casos como os filetes de pescada, de frescura sempre imaculada, o bacalhau à moda da casa, confitado em azeite, com o molho de cenoura e feijão verde cozido, o arroz de cabrito, húmido e engordurado, ou os assados no forno, o que tanto é válido para o cabrito, vitela ou perna de porco. Também as feijoadas, a mão de vitela ou a língua de vaca com ervilhas são pratos de efeito nada menos que arrebatador.

Farta e generosa é também a lista de vinhos onde encontramos à volta de meio milhar de referências. Sobretudo do Douro e do Alentejo, mas também de todas as restantes regiões do país e até alguns estrangeiros. Abrangência que se estende também às opções de preço, em regra sensatos e comedidos. Um único senão para a falta de indicação dos anos de colheita, que nalguns casos é determinante.

Nome
Casa Pêga
Local
Vila Nova de Famalicão, Antas, Rua 8 de Dezembro - Antas de São Tiago
Telefone
252374175
Horarios
Segunda a Sábado das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 22:00
Domingo das 12:00 às 15:00
Preço
25€
Cozinha
Portuguesa
--%>