Organizando-se a ementa como segue: três sopas; sugestões do chefe (número variável, mas sempre com leitão assado ao almoço); peixes (15 propostas); carnes (15 pratos); mariscos (variável, mas mais de uma dezena), além de entradas e sobremesas.
O leitão (10,65 euros), uma aposta arriscada, está ganha pelo Sete Mares há muito tempo: assadura é competente e pede meças a alguns comidos na Bairrada. O bacalhau à Gomes de Sá (7,45 euros, meia dose) respeitava os cânones e estava saboroso; as lulas recheadas (10,45 euros) apresentaram-se frescas e bem estufadas; as amêijoas à Bulhão Pato (14,50 euros) são petisco recomendável no Sete Mares, bem como o presunto pata negra (11,50 euros, o pratinho), fatiado de forma competente e de qualidade; o cherne grelhado (17,25 euros) apresentou-se muito fresco e no ponto.
Já a perna de novilho assada à barrosão (10,45 euros) não batia a bota com a perdigota: não parecia assada, antes estufada e, depois, passada pelo forno e irremediavelmente prejudicada pela presença de um desses molhos de lata, que entraram como faca em manteiga no Verão em algumas cozinhas ditas populares.
Bebeu-se, de uma das vezes, o Alvarinho de 2003 da Cooperativa de Monção (12,20 euros), e, da outra, o Duas Quintas tinto 2001 (16,25 euros), ambos muito bons. Doçaria sem interesse, carta de vinhos mais ou menos (bebe-se muita cerveja no Sete Mares), serviço despachado.
Algumas questões formais da ementa: peixes ditos "do anzol", não há necessidade, que nunca se sabe, a não ser que o tragam a sair da boca e mesmo nesse caso... Nas carnes há um dito "tornedó de lombo à Rossine", que, por favor, tenham dó do senhor Rossini. Este sector da ementa está, aliás, cheio de narizes de cera, como por exemplo uns "escalopes de perú ao champighon" (sic), embora também haja uma respeitável "perdiz no tacho com ameixas à arraiana".
Vejam lá isto, senhores dos Sete Mares, e revejam também a moda do peixe grelhado "escalado". Sei que é mais fácil, mas os peixes ficam mais secos e desinteressantes.
- Nome
- Sete Mares
- Local
- Lisboa, São Domingos de Benfica, Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, 108A
- Telefone
- 217272385
- Horarios
- Segunda a Sábado das 12:00 às 23:00
- Website
- http://www.restaurantesetemares.com
- Preço
- 30€
- Cozinha
- Portuguesa
- Espaço para fumadores
- Sim