Coisas como os saborosos grelos migados com broa e toucinho e ovo escalfado, que foram apresentados em jeito de entrada. Serviam de complemento para as lascas de presunto, queijo da serra curado e costelinhas de porco fritas, num estilo petisqueiro a que dificilmente se consegue resistir.
Além dos salmonetes (21 euros) e do galo à bordalesa (14 euros), a ementa do dia propunha ainda bacalhau à Gomes de Sá (13 euros), filetes de polvo com arroz do mesmo (14 euros), ou costeletas de sardinha com arroz de feijão (10 euros) no que aos peixes diz respeito. Quanto às carnes, a oferta alargava-se às tripas à moda do Porto (12 euros), pernil de porco (11 euros), rabo de boi estufado (13,50 euros), costeleta de porco avinhada (9 euros) e posta de vitela arouquesa (15,50 euros).
Além do espaço, também a carta de vinhos aparece agora remoçada e mais organizada. Alargado o lote de escolhas para as regiões do Douro e Alentejo, sobretudo nos tintos, onde não faltam os pesos-pesados como os Barca Velha, Batuta, Vale Meão e Vinha Maria Teresa, ou ainda o Pêra Manca e Tapada dos Coelheiros. A escolha permite também ampla variedade de preços, que, diga-se, são em regra contidos e a permitir boas opções. Tome-se como exemplo os vinhos convocados para este repasto, com interessante relação entre o preço e a qualidade.
Enquanto os peixes acompanharam com o Quinta de Gomariz Colheita Selecionada Alvarinho (13 euros), da região dos Verdes, as carnes convocaram o Quinta do Encontro 2008 (16 euros). Dois vinhos de excelente porte, que são bons exemplos do melhor que se vai fazendo nas respectivas regiões e a preços sensatos.
Além de uma das boas casas de comida do Porto histórico, a Adega São Nicolau é também um dos melhores exemplos da boa cozinha tradicional, mas isso já não será novidade por aí além.A novidade é que está remoçada e é agora também um excelente exemplo de recuperação e bom gosto, numa das zonas que disso mais se mostra carenciada. Mesmo mantendo as reduzidas dimensões, o espaço onde se podem sentar uns 30 comensais é agora mais luminoso e modernamente confortável. Dominam as madeiras claras, a luz indirecta e até uns elegantes dourados, com um toque de elegância que se estende às mesas e seus adereços. Obra, ao que nos informaram, da responsabilidade do arquitecto Pedro Jervell, que é merecedora de aplauso.
A elegância do espaço sai também reforçada pelo enquadramento e contraste com as velhas construções da Ribeira. Além da sala, subsiste a pequena esplanada com vista privilegiada para o rio e Muro dos Bacalhoeiros.
- Nome
- Adega São Nicolau
- Local
- Porto, Porto, R. São Nicolau, 1
- Telefone
- 222008232
- Horarios
- Segunda a Sábado das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 23:00
- Preço
- 20€
- Cozinha
- Trad. Portuguesa
- Espaço para fumadores
- Não