Fugas - restaurantes e bares

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

A nova Casa da Comida quer ser um espaço de Estórias

Por Alexandra Prado Coelho ,

O restaurante Casa da Comida que, com o seu jardim de Inverno, continua a ser uma das mais belas salas de jantar de Lisboa, reabriu com novas "estórias" e novas atracções, bar de vinhos e petiscos incluído.

Passavam apenas dois anos do 25 de Abril de 1974 quando Jorge Vale, actor, cozinheiro e grande contador de histórias, abriu a Casa da Comida, o restaurante no número 1 da Travessa das Amoreiras, em Lisboa, que viria a conquistar uma estrela Michelin. Jorge Vale morreu em 2005, e o restaurante passou para a sua sobrinha, Salomé Alcântara, que agora o remodelou e reabriu com uma nova imagem. Chamou-lhe Estórias na Casa da Comida, porque esta é uma casa que, ao longo dos anos, conheceu muitas histórias, e a ideia é não esquecer esse passado - mesmo que agora se abra um novo ciclo. 

Na cozinha está num novo chef, Miguel Carvalho, que esteve anteriormente no Arola e no Amarra o Tejo. E, para escanção, Salomé foi buscar Ricardo Morais, que esteve no Bocca, entretanto encerrado. Num recente almoço de apresentação, Miguel Carvalho apresentou alguns dos pratos mais emblemáticos da sua carta com os quais pretende recuperar sabores familiares. 

Um exemplo é pão com chouriço, que surge no prato em minifatias acompanhando um ovo cozinhado a baixa temperatura. Outro é um hambúrguer no pão, em que a carne é guisado de rabo de boi, o pão é feito com batata-doce e as batatas fritas são palitos de polenta. Foram servidos ainda uma espetada de atum em citronela com espuma de aipo e sabores orientais e um choco com chouriço e risotto de açafrão.

Depois de ter estado encerrado durante um breve período para as obras de remodelação, que mantiveram o acolhedor pátio interior (embora sem a histórica palmeira), o Estórias na Casa da Comida já reabriu e vai servir apenas jantares (das 19 às 24h, de segunda a sábado).

Mas há também um wine bar, onde se pode, para além de beber um copo de vinho, comer alguns pratos mais simples - um conceito mais próximo dos petiscos para partilhar.

E há uma televisão, algo que, lembra Salomé, seria "impensável" na anterior vida da Casa da Comida. 

Nome
Estórias na Casa da Comida
Local
Lisboa, Lisboa, Travessa das Amoreiras, 1
Telefone
213860889
Horarios
Segunda a Sábado das 19:00 às 00:00
Website
http://www.casadacomida.pt
Preço
35€
Cozinha
Autor
Espaço para fumadores
Não
--%>