É notável constatar que o Pap' Açorda se mantém como um dos melhores restaurantes da cidade. Fiel à sua matriz culinária portuguesa, a sua açorda real com gambas e lagosta, prato da fundação da casa, rescende a coentros, alho e caldo dos mariscos, sendo também obrigatórios os pastéis de massa tenra. Mas falava-se de peixe frito. Sublinho que o polme que envolve os filetes de peixe ou os mariscos descascados é uma película e a farinha triga que encasaca as postas ou os peixes inteiros quase não deixa rasto.
A minha memória gustativa guarda belíssimas recordações dos filetes de sardinha panados, da fritura mista - jaquinzinhos, gambas, lulas e azevias, por exemplo - com aioli, dos minúsculos e saborosíssimos choquinhos estufados em azeite e alho, dos jaquinzinhos, mesmo zinhos, duns modernaços carapauzinhos marinados, em sumo de limão, vinagre de vinho branco, azeite virgem extra, aneto, mostarda em grão e sal, ou de um carpaccio de atum e espadarte.
E nunca me esquecerei de umas postas de mero de escabeche que, num almoço, me foram servidas com feijão verde e batatinhas cozidas, coisa de antologia.
E também o pregado cozinhado a vapor, servido com molho verde, bem bom. Há carnes, claro, costeletinhas de borrego, alcatra à moda da Terceira..., mas para mim o Pap''Açorda é restaurante de peixes e mariscos.
Como sobremesa, as de sempre: mousse de chocolate e pudim de ameixas pretas, que destronam os tentadores doces conventuais.
- Nome
- Pap'Açorda
- Local
- Lisboa, Encarnação, Rua da Atalaia, 57
- Telefone
- 213464811
- Horarios
- Terça a Sábado das 12:30 às 14:00 e das 20:00 às 23:00
- Preço
- 40€
- Cozinha
- Portuguesa
- Espaço para fumadores
- Sim