O ambiente é de absoluta simplicidade, proporcionando uma vivência única entre a pureza da gastronomia oriental e os frondosos recantos do enorme jardim implantado no centro da cidade. Há alguns anos instalado na Avenida da Boavista, o Góshò é reconhecidamente um dos mais rigorosos restaurantes de comida japonesa instalados na Europa. Sim, não só em Portugal mas na Europa.
Embora funcionando apenas no horário da exposição (10h/18h), a experiência resultou de tal modo que o restaurante se vai manter agora no espaço do Botânico. Voltada para a ala Sul do Jardim, a esplanada aproveita a sombra do varandim do palacete a que se juntam alguns guarda-sóis, proporcionando algumas dezenas de lugares, quase sempre preenchidos.
O serviço funciona ininterruptamente, servindo todo o tipo de refeições, desde as especialidades orientais até às comuns sandes, tostas e torradas. Aos sushi, sashimi e makimono, junta-se uma saborosa lista de gelados e sorvetes e de pastelaria de inspiração oriental, dos quais a Fugas provou pastel de feijão azuki e polenta de abóbora. Supremos, tal como o misto de especialidades de sushi e sashimi que os antecederam, na companhia de algo também muito especial: o espumante bruto Góshò, um blend especialmente afinado pelo enólogo dos Vértice, Celso Pereira, para maridar com a gastronomia japonesa.
É por tudo isto que, juntado o restaurante, os jardins e a exposição, este é um caso de singular felicidade conjugando coisas verdadeiramente boas da vida.
Góshò no Botânico, Rua do Campo Alegre, 1191 4150-181 Porto, Tel. 220 402 879, Encerra à segunda-feira. Exposição "A Evolução de Darwin" está patente até 17 de Julho. www.gosho.pt
- Nome
- Góshò no Botânico
- Local
- Porto, Lordelo do Ouro, Rua do Campo Alegre, 1191
- Telefone
- 220402879
- Horarios
- Terça a Domingo das 10:00 às 18:00
- Website
- http://www.gosho.pt
- Cozinha
- Japonesa