Foi inaugurada a 12 de Dezembro de 1956, na Rua das Portas de Santo Antão, pelos proprietários, a família Paramés, tendo vindo a substituir o Club Arcádia (como lembra José Leite no blogue Restos de Colecção, onde se guardam várias memórias deste e de outros espaços).
Ao longo das décadas, ganhou fama como uma das melhores (ou até a melhor) cervejarias e marisqueiras do país. O seu desenho amplo em dois pisos e decoração modernista ajudaram. O projecto foi criado pelos arquitectos Luís Bevilacqua, Francisco Botelho e Luis Curado.
Conforme se refere nos Guias Técnicos do Turismo de Portugal, um dos traços mais chamativos está na sua azulejaria, assinada por José Pinto, realçando-se também o mobiliário - todo ele desenhado por José Espinho (dos já desaparecidos e reverenciados Móveios Olaio) - e a iluminação, incluindo a utilização do neón (como o inesquecível Solmar luminoso na fachada).
Como cervejaria da "mini-Broadway" alfacinha, a rua das Portas de Santo Antão, tornou-se, como foi salientado durante o evento Open House que a abriu recentemente a visitas "turísticas", "num ponto de referência", sendo aliás o primeiro restaurante a ser considerado de “utilidade turística”.
"Pensada originalmente como um espaço amplo, fresco e luminoso cuja elegância fosse evidente, a sua arquitectura reflecte com intensidade o vocabulário próprio da época em todos os seus detalhes: pavimentos, tectos, escada ou iluminação. Passados 50 anos, este espaço sofreu apenas obras de conservação, mantendo-se fiel à sua origem, proporcionando a quem ali vai um inevitável recuo no tempo", - lia-se na ficha técnica.
- Nome
- Cervejaria Solmar
- Local
- Lisboa, Pena, R. Portas de Santo Antão, 106
- Telefone
- 213423371