Fugas - restaurantes e bares

Continuação: página 2 de 2

Porto Novo (Sheraton)

Os pratos foram: "pargo do nosso mar no forno a lenha com presunto bísaro e tomate, batatas a vapor e feijão verde à inglesa" (17 euros), que esteve quase bem. O excesso de sumo de limão reduziu o sabor do pargo ao do citrino; "o franguinho no rotisseur em pasta de leitão, batatinhas alouradas com bacon, folhas do campo e pepino" (14 euros), receita semelhante à bairradina do frango com molho de leitão, valoriza a fragilidade sápida do "poussin" de aviário e o conjunto agradou; finalmente, o "risotto de rúcula e ervas aromáticas, peito de pintada recheado com mexilhões" (17 euros).

O "risotto", parco de manteiga e natas, o que me agrada, bonito na sua cor verde, untuoso no ponto, seria considerado demasiado cozido por um italiano. O peito da pintada, ao contrário do recheio habitual com farinheira, ganhou sabor e algum exotismo com os mexilhões. Parece-me uma associação a explorar. Bebeu-se o branco Giro Sol de 2006 (20 euros), um Loureiro que prova que Dirk Niepoort também sabe desenhar e fazer um bom vinho na região minhota. Para que conste.

As sobremesas provadas foram: o "trio de doces portugueses: sopa dourada, gelado de pão de rala; geleia de frutos silvestres" (8,50 euros), curioso, mas com o gelado a saber sobretudo a baunilha; o "bolo de azeite baunilhado com sauté de laranja e gelado de cheese cake" (7,50 euros), com o gelado a sobrepor-se aos restantes elementos; quanto ao trio de gelados (limão, tangerina e frutos vermelhos, 8,50 euros), ostentaram correcção e chega. O serviço de mesa, vinhos incluídos, a cargo de gente jovem, revelou-se diligente, simpático, informado e capaz.

A impressão que me ficou da cozinha deste Porto Novo é que, apesar das boas intenções, deixa a desejar na criatividade. É uma cozinha de manual, um tanto académica. Correcta, sem dúvida, mas que não desafia nem emociona quem dela desfruta.


Outros pratos
A carta "Essências da Primavera", além de um "couvert" (5 euros), com dois tipos de azeite, um deles com ervas aromáticas secas, e vários bons pães, oferece quatro entradas, uma sopa, seis "pastas & arroz" (irritante esta mania de chamar "pastas" às massas), quatro pratos de peixe e cinco de carne; as sobremesas são nove, incluindo um "prato de queijos nacionais e internacionais com compota caseira e bolachas de água e sal".  Algumas referências: "cabeça de xara em vinagrete de hortelã da ribeira, ovos mexidos com espargos selvagens e saladinha de rúcula" (entrada); "arroz malandrinho de vitela de leite com ervilhas e cenoura e infusão de tomilho e salsa" (pastas & arroz); "bacalhau fresco com crosta de azeitona e salsa frisada, brás de courgetes e molho de alho doce" (peixes); e "secretos de porco bísaro grelhados com pasta de pimentão, esmagada de batata e grelos salteados".

Nome
Porto Novo
Local
Porto, Porto, Rua Tenente Valadim, 146
Telefone
220404000
Horarios
Todos os dias das 12:30 às 15:00 e das 20:00 às 23:00
Website
http://www.sheratonporto.com
Preço
30€
Cozinha
Trad. Portuguesa
--%>