Sabrosa não se despede sem apontar, no centro da sede do concelho, a casa onde, segundo a tradição, nasceu Fernão de Magalhães. A ligação do local ao navegador é tão forte que está mesmo a ser projectado um centro interpretativo que lhe é dedicado, no qual será possível copiar as sensações de atravessar as diversas partes do mundo por onde passou, ou experimentar as pernas de marinheiro no baloiçar simulado da nau que o transportou.
O almoço é, de novo, generoso. De regresso a Provesende, na senhorial Casa da Calçada, lambuzamo-nos de vinhos e enchidos, de feijoada de feijocas e de peras caramelizadas. Não há nada a fazer. Não queremos ir embora.
A Fugas viajou a convite da Associação Sabrosa Douro XXI
Como ir
Pode chegar a Sabrosa de carro: do Norte, siga pela A4 até Amarante, e daqui pelo IP4 até Vila Real. Do Sul, tome a A1 até Aveiro e siga para Viseu, pela A25. Daqui tome a A25 para Vila Real. Depois de Vila Real, tome a Nacional 322 em direcção a Sabrosa. Contudo, o percurso de comboio pela margem do Douro continua a ser uma experiência a não perder. Se recorrer a apoio organizado, poderão apanhá-lo na estação do Ferrão.
Como fazer
Praticamente todas as actividades descritas podem ser marcadas de forma individual. Contudo, também é possível marcar actividades isoladas ou pacotes através de alguns locais de alojamento ou, mais fácil, recorrendo à Associação Sabrosa Douro XXI, que integra várias entidades da região, incluindo a própria Câmara de Sabrosa, e respectivo Posto de Turismo. Pode contactá-los através do telefone 259 937 220, o fax 259 937 129 ou o e-mail asdouroxxi@sapo.pt . Se preferir contactar directamente o Posto de Turismo, pode fazê-lo através do telefone 259 939 575 ou pelo e-mail turismo@cm-sabrosa.pt
Onde dormir
Há cada vez mais quintas vinhateiras a abrirem as suas portas a dormidas. Enquanto os projectos em curso na Quinta da Foz ou na Casa da Calçada não estão disponíveis, pode já experimentar (quase apostamos que não se vai arrepender) a Quinta Nova da Nossa Senhora do Carmo ou a Quinta da Veiga, com a sua peculiar decoração oriental e janelas abertas para o Douro.
Onde comer
Para petiscar, passe pela padaria Fátima, em Provesende, ou pela Cozinha de Fumeiro Artesanal do Douro, em Sabrosa. Para uma refeição mais requintada (apenas para grupos e mediante marcação), não perca a oportunidade de experimentar as iguarias da Quinta da Foz, da Casa dos Barros (na sede do concelho) ou da Casa da Calçada (Provesende).
Vinhos e vinhas
Visitar as casas vinhateiras, os lagares e espaços de produção do vinho, além de degustar as marcas de cada família, é possível, mediante marcação, em boa parte dos espaços de produção de Sabrosa. Da Adega Cooperativa de Sabrosa à Casa de Mateus (em Vila Real), para experimentar os vinhos dos Lavradores de Feitoria, passando pelos locais referidos acima como bons locais para comer ou dormir, não faltam oportunidades para sentir o sabor dos vinhos da região.