Fugas - viagens

CleitonThiele

Continuação: página 6 de 6

Gramado - A capital brasileira do Natal

Onde dormir

A oferta hoteleira em Porto Alegre é muito vasta. E há preços para todos os gostos. A Fugas esteve hospedada no Plaza São Rafael, um quatro estrelas modesto mas com um "café da manhã" muito cumpridor. Preços a partir dos 216 reais.

Em Gramado, o Hotel Serrano (5 estrelas) é, sem dúvida, o melhor da cidade. Os quartos são espaçosos, com uma decoração cuidada, e todo o complexo hoteleiro está preparado para dar resposta às necessidades de quem viaja, seja em negócios ou em lazer. Preços a partir de 335 reais.

Quem, no entanto, for à procura de sossego e não fizer questão de ficar alojado no centro de Gramado, deve, sem hesitar, procurar os serviços do La Hacienda, a 14 quilómetros da cidade. A propriedade estende-se ao longo de 68 hectares, há trilhos para fazer caminhadas, cavalos, uma piscina com cascata incluída e há ainda Mambo, um "labrador" simpático que quer brincar a toda a hora. O alojamento é feito em cabanas com mezanino, que incluem uma cama de casal e duas individuais e ainda uma aconchegante lareira. Custam à volta de 700 reais por dia. www.lahacienda.com.br.

Onde comer

Em Porto Alegre, um sítio a não perder é o Galpão Crioulo, no Parque da Harmonia. Apesar de à primeira vista parecer um daqueles locais para turista ver (e é, na verdade, não vale a pena escondê-lo...), a comida é mesmo de se lhe tirar o chapéu. Isto, claro, para quem for à procura de um bom churrasco gaúcho. Eles chamam-lhe "espeto corrido", nós por cá preferimos dizer rodízio.

Quem gostar dos prazeres da carne, não ficará desiludido. Preços a partir dos 27 reais. Em Gramado, vale a pena procurar também o La Hacienda para comer. Há pratos variados de cozinha internacional a partir dos 32 reais. Quem preferir os sabores mais orientais, pode optar pelo San Tao, nas proximidades do lago Negro (www.santao.com.br). Cozinha japonesa e tailandesa a partir de 38 reais, sem bebidas (aberto de quarta a domingo, a partir das 19h00). Os que quiserem continuar nos sabores brasileiros (e, logo, mais virados para a carne) devem também considerar a cachaçaria Água Doce, na Rua Garibaldi, 26. Para além das inevitáveis caipirinhas com os mais diversos sabores (13,70 reais), a oferta é muito variada.

A Fugas aconselha o "escondidinho" de carne de sol e o "arrumadinho" de frango, ambos servidos com puré de mandioca, requeijão e mozzarela gratinado. Preços a partir dos 24 reais. Para os adeptos da comida italiana, aconselha-se a Cantina Pastasciutta e ainda o Il Piacere, com preços a rondar os 40 e os 27 reais, respectivamente.

Dinheiro

As últimas referências indicam que um real vale cerca de 0,31 euros.

--%>