Vinhos
- 18
- /
- 98
-
O vinho do Porto está vivo, viva o vinho do Porto
A 10 de Setembro celebra-se o Dia do Vinho do Porto. Mas na verdade as celebrações duram onze dias.
-
Quem consegue resistir a Champagne?
Não há quem consiga resistir ao feitiço e encanto do nome Champagne, emblema por excelência da palavra sofisticação.
-
Recordações do palato de um vivo
João Paulo Martins foi aos baús da memória e apresenta-nos um livro com uma selecção de crónicas que atravessam o quarto de século que mudou o vinho português. E fez um livro delicioso, bom para degustar.
-
A santíssima trindade de vinhas, vinhos e mar
-
Do pecado do padre aos vinhos de qualidade
Nem tudo é igual na região dos Vinhos Verdes e na sub-região de Basto há uma identidade e carácter que caracteriza os seus vinhos. Batoca e Vinhão são casos muito especiais na Quinta de Santa Cristina.
-
Uma janela de vinhos aberta sobre o Douro
No coração do Douro vinhateiro, a Quinta de La Rosa acaba de inaugurar uma “varanda sobre o rio” que promete tão boas vistas quanto bons sabores e aromas.
-
Já há um Reserva Rosé das vinhas do Douro
Os rosés da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo são para a mesa e para beber ao longo de todo o ano. A colheita de 2015 proporcionou vinhos ricos e equilibrados como bem mostram os novos brancos.
-
Monte da Penha, vinhos autênticos
Quando a maioria pensa no Alentejo tem tendência para se refugiar nos estereótipos associados à região, imagens populares de planícies ondulantes, sobreiros, terra plana e soalheira, herdades a perder de vista, verões sufocantes temperados por um povo digno mas sereno.
-
De Setúbal para o mundo, eis um vinho afrodisíaco
Depois de lançar, no passado mês de Julho, o Casal Mendes Blue, a primeira bebida azul à base de vinho em Portugal, a Bacalhôa faz agora estreia de um vinho com propriedades afrodisíacas: o Berardo Reserva Familiar Branco.
-
Vinhos africanos, para além do óbvio
Na semana passada preguei sobre a presença de vinhas em locais que podem ser encarados simultaneamente como insólitos e inóspitos, debruçando-me sobre a presença de vinhas ordenadas em pontos tão extraordinários e exóticos como as salinas da região francesa de Camargue, a ilha vulcânica do Fogo, em Cabo Verde, ou ainda as vinhas florescentes que brotam no Egipto em pleno deserto do Sara.
- 18
- /
- 98