Vinhos
- 47
- /
- 98
-
Os novos mundos dos vinhos exóticos e improváveis
Mapa-múndi dos vinhos improváveis: de vinhas a escassa distância da linha polar ártica e um microclima que muito deve a uma central nuclear a vinhas entre coqueiros no Taiti... E outras surpresas
-
“As vinhas de Toro são uma coisa única”
O enólogo responsável pelos vinhos do grupo de luxo Louis Vuitton-Möet Hennessy em Espanha é português. Chama-se Manuel Louzada, tem 44 anos e desde Maio de 2009 que dirige as Bodegas Numanthia, em Toro, de onde saem alguns dos melhores vinhos espanhóis.
-
Vinte e uma escolhas para as festas… e para o que der e vier
Na preparação das ceias entre amigos e família, ou na vontade de fazer do vinho a prenda de Natal, todos os cuidados são poucos. Para facilitar a tarefa, a equipa da Fugas que escreve sobre vinhos deixa aqui uma série de sugestões.
-
A genica, a força, a energia, a invenção está tudo do lado dos DOC Douro
Vinte anos depois, António Barreto regressou ao seu livro sobre o Douro. Neste lapso de tempo houve coisas que pioraram, mas há também um acontecimento que impulsionou um “novo Douro”: a revolução dos vinhos de mesa.
-
As vinhas extraordinárias das encostas de Portalegre
A existência de vinhas velhas plantadas em encostas de altitude ou a variedade de castas combinadas com o exclusivismo de apostas em variedades raras e exóticas como a Grand Noir são apenas duas das muitas condições que tornam Portalegre um caso raro. No Alentejo e no país. Passado um tempo de procura de novidades, as vinhas de Portalegre voltam a ser procuradas. Com justa causa.
-
O Douro entre a utopia e a realidade
Académico, estudioso da viticultura e dos problemas institucionais do Douro, Jorge Dias é o administrador da Gran Cruz. Neste artigo na primeira pessoa, Dias alerta para os perigos que se anunciam para o Douro e sugere pistas para a sua solução.
-
Numa prova de nível elevado, quem ganhou foi o Escudial do Dão
O painel de provas da Fugas regressou à acção, desta vez para avaliar nove vinhos tintos, de várias regiões do país com preços à volta dos dez euros. O Quinta do Escudial Vinhas Velhas de 2008, do Dão, venceu indiscutivelmente os dois momentos da prova.
-
Um Alentejo distinto nas faldas da Serra d’Ossa
A Quinta do Zambujeiro renasceu em 1998 pelas mãos de um investidor suíço e prosperou desde então.
-
Estará a Touriga Franca a destronar a Touriga Nacional?
Já se sabe que as modas nos vinhos passam depressa. A Touriga Nacional só agora começa a ser um pouco conhecida fora de portas, mas cá dentro já está a ser posta em causa por alguns críticos e enólogos consagrados, que lhe criticam o excesso de personalidade e se estão a deixar enamorar pela mais discreta Touriga Franca.
-
As fulgurantes novas regras do vinho, descobertas pela revista Details neste Outono de 2014
A capa da revista americana Details de Outubro ostentava um título irresistível: “As novas regras do vinho (n.º 1: Os franceses não sabem peva”). Peva é a minha tradução do original “sh*t”.
- 47
- /
- 98