Vinhos
- 56
- /
- 98
-
Vinhos do Dão e Douro à prova em Lisboa
Mostra decorre este ano no Convento das Bernardas e inclui um ciclo de jantares vínicos em restaurantes da capital no início de Junho.
-
Quando os chefs escolhem os vinhos
Pedimos a três chefs em Portugal, a dois no Brasil e a um escanção para escolherem três vinhos portugueses que os tenham impressionado e que os inspirem no trabalho que fazem nos seus restaurantes. As descobertas vínicas de Tsuyoshi Murakami, Manoel Beato, Rafa Costa e Silva, João Rodrigues, Pedro Nunes e Miguel Castro e Silva.
-
«Sacrificar o carácter e estilo típico português para seguir o padrão mundial é perigoso e desaconselhável»
Dirceu Vianna Júnior, um Master of Wine brasileiro que trabalha em Londres, é um profundo conhecedor e um vibrante adepto dos vinhos portugueses. Nesta entrevista explica por que razão gosta de exaltar o potencial dos vinhos nacionais. E por que acredita que “o melhor está ainda para vir”.
-
Encruzado, a história de uma grande casta a sair do esquecimento
O brilho do vinho branco é um fenómeno novo entre os consumidores e nesta descoberta há uma casta que se tornou um caso sério. A Encruzado do Dão está a merecer cada vez mais elogios e cuidados e entrou no lote das castas brancas mais atraentes do país.
-
Opinião: O perigo de se plantar castas a eito
Domingos Soares Franco, enólogo e vice-presidente da José Maria da Fonseca, é um dos mais irreverentes e inovadores criadores de vinho da sua geração. Neste artigo põe o dedo na ferida aberta pela plantação indiscriminada de castas em zonas para as quais não têm aptidão. E deixa um lamento sobre a qualidade dos vinhos tintos levados ao concurso da Viniportugal.
-
Os espumantes portugueses entraram na moda e ainda bem
Os dias em que os espumantes estavam confinados à Bairrada ou, mais tarde, ao termo de Lamego acabaram. Hoje fazem-se espumantes por todo o país. E, acima de tudo, fazem-se espumantes muito bons.
-
Alicante Bouschet, a prima donna que se deu bem no Alentejo
Criada em 1855, a Alicante Bouschet é uma casta apátrida, de adaptação difícil e comportamento caprichoso. Menos no Alentejo, onde a Alicante encontrou solos e climas ideais para mostrar o que vale.
-
«O Dão é das poucas regiões que resistiu à entrada de castas estrangeiras»
João Paulo Gouveia é um dos rostos proeminentes da vitivinicultura do Dão. O criador do vinho Pedra Cancela considera que faltam mais marcas de renome e aplaude a chegada de novos actores, como João Portugal Ramos, Dirk Niepoort, Jorge Moreira, Jorge Serôdio Borges e Francisco Olazabal, que podem ajudar a virar os holofotes para uma das regiões portuguesas mais apáticas, apesar do seu enorme potencial.
-
Portugal, uma pátria para os vinhos de boutique
Nos dois últimos anos o vinho de Portugal recolheu prémios e altas pontuações em revistas internacionais, recebeu elogios públicos por parte de alguns críticos influentes e cresceu muito nas exportações. Uma mudança no padrão de gosto mundial a favor de vinhos mais secos e singulares pode dar ao sector mais um empurrão para o sucesso.
-
As paixões cruzadas pelo vinho entre Portugal e o Brasil
Há séculos que os destinos de além-mar são cruciais para a vida dos produtores de vinho em Portugal. Hoje esse caminho não tem um só sentido. Há empresas portuguesas a investir no Brasil e empresários brasileiros rendidos ao fascínio da cultura do vinho em Portugal.
- 56
- /
- 98