Vinhos
- 6
- /
- 98
-
Chegou a hora de um Alvarinho
O painel de provas de Fugas reuniu-se de novo para escolher entre um lote de dez brancos e a sua sentença foi inapelável: o Contacto, um Alvarinho com a assinatura de Anselmo Mendes, destacou-se. Notas de uma prova renhida e sintomática: os brancos nacionais continuam a crescer.
-
O novo Porto jovem e cosmopolita que se mostra nos cocktails
Há 50 anos, a Sandeman tentou fazer do vinho do Porto branco uma base para cocktails e falhou. Era cedo de mais. Hoje, do já clássico Porto Tónico a combinações que usam gengibre, maracujá ou clara de ovo, o vinho do Porto abriu-se à mistura e ficou ainda mais cosmopolita.
-
Dez vinhos para dez petiscos
Harmonizar vinho e comida é sempre um desafio interessante. Desta vez, como ponto de partida, escolhemos alguns petiscos totalmente tradicionais e outros também populares mas apresentados com alguma criatividade.
-
"Tenho um defeito horrível: tenho de ter terra"
João Portugal Ramos celebra este ano os 25 anos da primeira vindima em nome individual e uma década do projecto Duorum. Numa viagem pelo tempo fala do moderno Alentejo que ajudou a criar, da enologia, das castas e das suas proezas. “Nunca deixei azedar um vinho”, garante.
-
Vinhos de Portugal de regresso ao Brasil
A grande mostra de vinhos de Portugal no Brasil, organizada pelo PÚBLICO, pelo jornal Globo e em São Paulo pelo jornal Valor Económico, em parceria com a ViniPortugal, está de volta. E desta vez não apenas ao Rio de Janeiro: depois de consolidar a sua presença no mercado carioca, o evento terá a sua primeira aparição em São Paulo.
-
O grande sucesso da primeira Douro Week
Na semana passada, o Douro converteu-se no centro do vinho em Portugal. Durante sete dias, a primeira Douro Week levou até à região milhares de visitantes e cerca de uma centena de importadores e jornalistas de todo o mundo. “Um enorme sucesso”, resumia, eufórico, o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Manuel Cabral.
-
Entrevista a Ricardo Diogo: “Hoje, a casta Boal é a menos interessante para mim”
Ricardo Diogo é o administrador-enólogo da Barbeito, a companhia que está rejuvenescer a imagem dos vinhos Madeira. Entrevistámo-lo no Douro, a terra do vinho do Porto.
-
Geadas de Abril queimaram dezenas de milhares de hectares de vinhas na Europa
Em alguns países da Europa, Portugal incluído, a vindima deste ano já está seriamente comprometida.
-
Revistas, feiras e misérias
Não fica bem escrever sobre colegas do mesmo ofício. Mas fica bem ignorar o atropelo de alguns, só por cumplicidade corporativa? Veja-se o caso da Revista de Vinhos, agora gerida e editada pela empresa Essência do Vinho.
-
Quem gosta de vinhos e de vinhas tem de ir ao Pico
Quem encara o vinho como um elemento cultural, e não como uma mera bebida, tem de gostar de vinhas. E quem gosta de vinhas não pode deixar de visitar a ilha do Pico pelo menos uma vez na vida. O perigo é ficar enfeitiçado para sempre. Eu fiquei.
- 6
- /
- 98